O ano de 2016 começa com intensa movimentação de bastidores devido às eleições municipais. A cidade de Marília poderá ter até 10 candidatos a prefeito, inclusive com estreantes, além da possibilidade da volta de algumas lideranças que tinham se afastado da vida pública. Eles estarão disputando votos de aproximadamente 170 mil eleitores.
Nos bastidores, a escolha dos candidatos também passa por um processo de "adesão" dos partidos políticos, ou seja, quem vai conseguir maior coligação e definição da chapa de vereadores porque isso influencia no tempo de propaganda eleitoral gratuita e principalmente na quantidade de cadeiras na Câmara Municipal. Quem quiser concorrer no próximo ano, deve se filiar a um partido político até o dia 2 de abril, ou seja, seis meses antes da data das eleições.
REELEIÇÃO - O prefeito Vinicius Camarinha, eleito em 2012 com 61.767 votos (51,78% do total) busca a reeleição. Nos bastidores, a agitação maior é sobre a possibilidade de mudança do vice da chapa (atualmente é o empresário Sérgio Lopes Sobrinho).
Como liderança regional, muitos defendem que Vinicius deva ter pretensões políticas maiores dentro de dois anos (quando ocorrerão eleições estaduais) e o seu vice terá papel importante para a continuidade do grupo político. Mas, logicamente tudo vai depender da reeleição no dia 2 de outubro de 2016.
NOVOS NOMES - Ex-deputado federal, vereador e que já chegou a disputar esse cargo, o empresário Pedro Pavão (atual presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Marília) está com seu nome sondado para disputar a Prefeitura. Outra novidade pode ser o radialista Marcos Juliano Ferreira que já chegou a se manifestar como pré-candidato nas redes sociais.
Outros nomes poderão voltar, como do médico e ex-deputado federal Sérgio Nechar; o empresário e ex-deputado estadual, Joseph Zuza; do empresário Luiz Eduardo Dias (candidatou-se em 2012) além do comerciante Cecílio Espósito ("Raul Seixas") que, mesmo com pouca estrutura, vem se candidatando nas últimas eleições.
OUTRA DISPUTA - As atenções estão voltadas a mais três nomes que ficaram em evidência na últimas eleições. O empresário Daniel Alonso e o ex-prefeito Ticiano Toffoli que ficaram "empatados" nas últimas eleições, ambos com aproximadamente 20% de votos válidos (23.311 Ticiano e 23.004 Daniel - diferença de apenas 307 votos), enquanto que o empresário Antonio Augusto Ambrósio (Tato - obteve 6,46% dos votos em 2012) também são apontados como possíveis candidatos.
REGISTRO - Apesar de todas as especulações, o certo é que os candidatos oficiais (registrados) somente serão conhecidos após o dia 15 de agosto, quando termina o prazo oficial (as conveções precisam ser realizadas entre 20 de julho a 5 de agosto). Dessa forma, serão menos de 50 dias de campanha.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288