O município de Marília se destacou pelo alcance de 85% de cura dos casos novos de tuberculose.
A Secretaria Municipal da Saúde – por meio do setor de Vigilância Epidemiológica - participou no último dia 30 de setembro, do Fórum Estadual de Tuberculose, realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo e recebeu o Prêmio de Menção Honrosa - “Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose 2013”.
O prêmio é fruto da atuação da vigilância epidemiológica e do trabalho realizado pelas unidades de saúde (UBS e ESF) que englobam ações de prevenção, busca de casos e assistência ao paciente.
No ano passado, foram registrados 40 casos de tuberculose em Marília. Desses, 34 pacientes foram tratados e curados, ou seja, 85%. Três pacientes abandonaram o tratamento e outros 3 foram a óbito.
No Brasil, são 70.000 casos de tuberculose novos a cada ano e o Estado de São Paulo registra em média 16 mil.
Doença- A tuberculose é uma doença infectocontagiosa. O principal sintoma é a tosse prolongada por mais de duas semanas.
É importante que toda pessoa que esteja tossindo há três semanas ou mais procure uma unidade de saúde para realizar o exame.
Além do pulmão, a doença pode afetar outros órgãos, como olhos, pele, rim, meninges, entre outros. O tratamento varia de seis meses a um ano e é oferecido integralmente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288