A Secretaria Municipal da Saúde divulgou há pouco um novo balanço do número de casos de dengue em Marília. Agora, são 7.498 casos da doença. Desse toral, 3.939 casos confirmados por exame de laboratório e quase outra metade (3.559 casos) que foram notificados e que ainda estão sob análise (diagnóstico clínico e laboratório).
No informe, a Secretaria ressalta que que todos os casos em análise acima são de pessoas que procuraram as Unidades de Saúde com sintomas da doença. Desses casos, também existem pessoas que estavam com quadro viral ou outra doença típica de verão, mas foram tratados como “dengue” para evitar complicações de saúde.
A Prefeitura informou ainda que a partir da próxima semana a atualização dos casos será imediata, assim que a Secretaria Municipal da Saúde receber as notificações dos serviços de saúde e que os números ficarão disponíveis no site da Prefeitura.
MORTE - O corpo da psicóloga Delfina da Conceição Guimarães, de 64 anos, foi enterrada nesta tarde, no cemitério da Saudade em Marília. Ela pode ser a décima primeira morte em virtude da epidemia de dengue na cidade. A mulher morreu na madrugada desta sexta-feira (27) depois de quatro dias do diagnóstico da doença. O atestado de óbito emitido pelo hospital aponta a causa da morte por queda de temperatura, hipertensão e dengue.
A Prefeitura informou que lamenta profundamente o fato ocorrido. Este caso de morte por suspeita de dengue está sob investigação da pasta e aguardando resultado laboratorial e análise técnica por parte do setor de Vigilância Epidemiológica do municipal.
A vítima tinha sido diagnosticada com dengue na última segunda-feira (23), seguia tratamento em casa, mas ontem passou mal e foi encaminhada a UTI do Hospital Universitário.
NOVAS AÇÕES - As Secretarias Municipais da Saúde e de Serviços Urbanos e da Emdurb intensificaram nesta sexta-feira (27), os trabalhos de combate ao mosquito transmissor da dengue no município. Outras ações importantes estão programadas para este sábado, visando o trabalho de eliminação dos focos, como atualização dos agentes e também nebulização nas escolas municipais.
Durante todo o dia, foram promovidas as ações de “rescaldo” do projeto Cidade Limpa, promovido em parceria com TV TEM. Nesta sesta, foram recolhidas cerca de 230 toneladas de materiais inservíveis nesta sexta-feira. Em cinco dias de trabalho já foram recolhidas mais de 1.170 toneladas de materiais que estavam nas residências, inclusive que poderiam servir de criadouro do mosquito.
Neste sábado, vamos promover uma ação em toda a área comercial do centro da cidade. Reitero que a população pode ficar tranqüila que faremos, até a quarta-feira da próxima semana, a coleta de todo o material descartado pelos moradores”, afirmou Avelino Modelli, secretário municipal de Serviços Urbanos.
A nebulização nas escolas sob responsabilidade do Município será realizada neste sábado como forma de não atrapalhar o andamento das aulas, segurança dos alunos e ao mesmo tempo eliminar todos os mosquitos adultos. Aliás, cada escola nomeou uma pessoa responsável que fica responsável pela eliminação de recipientes que possam se transformar em criadouros do mosquito.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288