Com objetivo de acabar com superpopulação e maus tratos contra animais domésticos, a Prefeitra anunciou nesta tarde (20) que será realizado no dia 9 de setembro, em Marília, um mutirão de castração. O evento foi definido durante reunião realizada no Gabinete. O trabalho faz parte da campanha de combate ao abandono de animais, além da guarda responsável de cães e gatos.
Reunião na Prefeitura definiu detalhes do mutirão.
De acordo com o assessor especial da Secretaria da Saúde, Danilo Bigeschi, a Prefeitura está apoiando as diversas Organizações não governamentais do município que trabalham no combate ao abandono desses animais.
Foi uma reunião importante aonde definimos uma campanha a ser realizada junto à comunidade, com panfletos e material publicitário. Intitulada ‘Quem ama cuida’, a campanha trata da posse responsável desses animais, os cuidados adequados contra maus tratos e também estamos ampliando o programa de castração, já existente em Marília, em parceria com as clínicas veterinárias, as ONGs e com a Unimar (Universidade de Marília), através do Hospital Veterinário”, explicou.
A Secretaria da Saúde informou que são castrados em Marília, em média 200 animais/mês, porém, a campanha quer ampliar esse número, a baixo custo, para evitar a superpopulação de animais e prevenir doenças como leishmaniose, por exemplo. A data do mutirão coincide como o dia do Médico Veterinário. A expectativa é castrar cerca de 400 animais.
"Na nossa opinião, castrar é a única e a principal solução para acabarmos com o abandono e os maus tratos que os animais ainda sofrem na cidade”, ressaltou a presidente da ONG Adote, Fernanda Costa. Ela informou que serão realizados eventos em escolas, como palestras, com o objetivo de chamar a atenção da população para a posse responsável, para a importância da vacinação e combate das doenças que podem ser transmitidas para o ser humano.
CASTRAÇÃO - A castração é uma cirurgia feita em cães e gatos, machos e fêmeas, para impedir que se reproduzam sem controle. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 mil filhotes. No caso das gatas, esse número é ainda maior. Isso explica o grave problema da superpopulação desses animais.
Mais informações sobre o programa de castração podem ser obtidas na Divisão de Zoonoses da Prefeitura de Marília através do telefone: 3401 2054.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288