Apesar de todas as ações preventivas, a dengue continua sendo uma das maiores preocupações na área da Saúde em Marília, tanto em 2024 como também no começo deste ano. A Secretaria da Saúde está intensificando o serviço de nebulização com bomba costal no bairro Aniz Badra, na zona Norte da cidade, uma das regiões que registraram aumento de casos positivos.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, durante todo o ano passado foram confirmados 10.257 casos positivos de dengue, com 21 mortes e mais três que ainda aguardam resultado do Instituto Adolfo Lutz. Desse total de confirmações, existem 48 pacientes em estado grave e outros 362 em sinal de alerta. Foram descartados 9.986 exames.
Já em 2025, segundo a estatística oficial, Marília já conta com 11 casos confirmados nesta primeira semana de janeiro, além de outros 125 "sob investigação" e mais 136 suspeitos, ou seja, pessoas que ainda vão colher exames.
Nebulização
“Na tentativa de conter a transmissão que se instala no local, iremos realizar ação de nebulização nos quarteirões afetados para eliminarmos a maior quantidade possível de mosquitos que estejam voando no local e que possivelmente possam estar infectados”, explicou a enfermeira da Vigilância Ambiental, Vivian Martinelli Funai.
Ela falou sobre a ação que estará sendo realizada nesta quarta-feira (8), no bairro Aniz Badra, na zona Norte da cidade, com o serviço de nebulização com bomba costal. A orientação é sobre os cuidados que as pessoas devem ter durante a aplicação:
- Guardar água, alimentos e utensílios de cozinha, roupas que estejam no varal;
- Cobrir comedouros e bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos, aquários, computadores e televisores;
- Retirar ou levantar roupas de cama e toalhas de mesa;
- Retirar veículos da garagem; manter abertas portas, janelas e cortinas;
- As pessoas devem ficar fora das casas por pelo menos 30 minutos.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288