"Tivemos um período muito difícil, com queda de 40 a 50% nas vendas e uma redução de 15 a 17% no valor dos imóveis. Mas, agora o mercado começa a reagir. É realmente uma luz no fim do túnel". A afirmação é do delegado regional do CRECI-SP, em Marília, Heredaldo Benetti, ao comentar os resultados da pesquisa feita pela entidade e que mostraram que o mercado já começa a exibir reações positivas em todo o Estado de São Paulo.
Hederaldo Benetti, delegado do CRECI.
Os índices dão conta de que houve aumento nas negociações e no número de contratos de locação assinados no mês de maio na comparação com abril. O volume de vendas subiu 13,27% no período e o de novas locações cresceu 6,66%.
O levantamento abrangeu 1.079 imobiliárias de 37 municípios paulistas, inclusive a região de Marília, onde atuam cerca de 1.600 profissionais (dos quais cerca de 300 somente em Marília - com cerca de 70 empresas do setor).
No que diz respeito aos preços, esse bom desempenho registrado pela Pesquisa do CRECISP em maio se refletiu em um aumento médio de 5,08% na comparação com abril. No ano, porém, esse indicador está negativo em 0,35%.
NEGÓCIOS A VISTA - Outro dado importante da pesquina é interessante notar que, mesmo com o crescimento nas vendas, a maioria dos negócios foi fechada à vista (50,18% do total), o que pode indicar que os compradores ainda estão receosos em assumir uma dívida de longo prazo diante dos juros altos oferecidos pelos bancos e da incerteza quanto à manutenção de seus empregos.
Hederaldo Benetti lembra que outro fator importante para essa reação do mercado refere-se a decisão da CAIXA que já está promovendo um incentivo aos novos financiamentos a partir desta semana. O aumento do valor máximo do imóvel a ser financiado, que passou de R$ 1,5 milhão para R$ 3 milhões.
Além disso, os interessados na compra de imóveis tem a partir de agora a possibilidade de se financiar até 70% do valor dos imóveis usados e 80% dos novos. "Esperamos que as construtoras coloquem os imóveis novamente à venda, aquecendo o setor", observou o delegado do CRECI em Marília.
METODOLOGIA - A pesquisa CRECI-SP tem como principal objetivo a prestação de serviços à sociedade, através da divulgação de dados essenciais sobre a venda e locação de imóveis em todo o Estado. Mensalmente, mais de 1.500 imobiliárias são consultadas, informando sobre a quantidade de propriedades negociadas e a variação dos preços de aluguel e comercialização dos imóveis.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288