O Brasil é referência mundial em tecnologia e métodos adotados para coleta e testagem de sangue. Estabelecidos pelo Ministério da Saúde, os procedimentos estão de acordo com boas práticas de produção, além de garantir segurança em relação há qualquer risco de contaminação.
Entretanto, o registro de brasileiros que doam sangue mais de uma vez ainda é considerado baixo. Em Marília a situação não é diferente. Constantemente o Hemocentro realiza campanhas e chamamentos públicos para conseguir novos doadores e também "lembrar" os antigos voluntários da importância desse ato de cidadania.
Um dos objetivos da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH) do Ministério da Saúde é disseminar a informação de que doar sangue não faz mal para o doador e que é seguro. Todo o material utilizado para colher a substância doada é esterilizado e descartável.
Procedimentos
Antes de chegar até a sala de doação, todos os candidatos passam por uma entrevista realizada por profissional de saúde de nível superior, capacitado e sob supervisão médica. Isso tudo para averiguar se aquela pessoa pode mesmo doar, sem prejudicar a ela ou quem vai receber esse sangue.
Por isto a honestidade das respostas do doador é tão relevante. Pessoas com quaisquer problemas de saúde ou por outros motivos que impossibilitem a doação, como uma extração dentária, por exemplo, são informadas sobre o impedimento no momento e convidadas a voltar dentro de um período de tempo.
Métodos e teste de doação
Um dos primeiros métodos de doação de sangue era feito direto do braço do doador para o paciente receptor. Com o avanço da medicina foi possível o processamento do sangue, possibilitando que o paciente receba somente o hemocomponente de que necessita. Além disso, com o uso de bolsas plásticas e anticoagulantes é possível a estocagem, por prazo determinado, desses hemocomponentes.
Outro importante avanço é na testagem do sangue doado. Antes de chegar até quem precisa, o sangue passa por testes imuno-hematológicos, como a tipagem sanguínea, por exemplo, e por testes sorológicos capazes de identificar as seguintes infecções: HIV, HTLV I e II, hepatite B (HBV), hepatite C (HCV), sífilis e Chagas. Também é feito o Teste de Ácido Nucleico (NAT) para detectar HIV, HCV e HBV.
ONDE DOAR - O Hemocentro de Marília está localizado na Rua Lourival Freire, nº 240, Fragata, em Marília (próximo ao Hospital das Clinicas) e para maiores informações podem ser fornecidas pelo telefone: (14) 3402-1851. O horário de funcionamento do setor de coleta de sangue é de segunda a sábado, das 7h às 13h.
Os requisitos mínimos para a doação são: ter entre 18 e 69 anos de idade, estar em bom estado de saúde, ter mais de 50 Kg para homens e mais de 51 Kg para as mulheres. Os intervalos entre as doações para homens 60 dias (ou 4 doações ao ano) e para mulheres 90 dias (ou 3 doações ao ano).
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288