Mortes no trânsito em Marília têm queda de 83% em oito anos

Compartilhe:

Presidente da Emdurb afirma que campanhas educativas contribuem com a "paz no trânsito".

O número de mortes por causa de acidentes de trânsito em Marília teve uma queda de 83% nos últimos oito anos, segundo balanço divulgado pela Emdurb, com base em dados do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito (Infosiga - do Detran).

Em 2015, foram 30 acidentes com óbitos enquanto que no ano passado (2023) foram 10 casos, sendo que dois deles em vicinais e outro no estacionamento de um supermercado, ou seja, não foram em vias públicas na área urbana de Marília.

Essa situação ocorre mesmo com o crescimento na frota de veículos nesses dois períodos (em 2015 a frota era de 152.482 veículos enquanto que em 2023 subiu para 184.003 veículos registrados na cidade).

No Brasil, acidentes com mortes aumentaram

O presidente da Emdurb, Valdeci Gogaça, observa que a nível nacional houve um aumento de 2,3% no número de acidentes com mortes, ou seja, diferente do que ocorreu em Marília. As informações são do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em dados divulgados em agosto de 2023.

Uma das maiores preocupações referem-se aos acidentes envolvendo motocicletas: "as mortes nesse tipo de veículo dobraram na última década (em todo o país), representando 30% dos casos fatais registrados em 2023. O estudo do Ipea aponta imprudência, excesso de velocidade e uso de álcool como os principais fatores que contribuem para esses acidentes", observou Valdeci.

Ações educativas

O presidente da Emdurb de Marília enfatiza a importância as ações educativas visando a redução dos acidentes e mortes no trânsito.

"O número de óbitos registrados no trânsito em todo o mundo confirma a importância das ações frequentes de conscientização sobre o respeito às leis de trânsito e limites de velocidade estabelecidos com vistas à preservação da vida", enfatizou Valdeci.

Em 2024, a campanha Maio Amarelo em Marília teve como tema “Paz no trânsito começa por você” e foi realizadas em toda a cidade, fornecendo serviços à comunidade e desenvolvendo iniciativas de conscientização. Valdeci Fogaça concluiu:

"Cada um de nós tem o poder de contribuir para um trânsito mais seguro e pacífico. Adotar comportamentos conscientes e responsáveis no trânsito é fundamental para salvar vidas. Respeite as leis de trânsito, dirija com atenção, evite distrações ao volante, use o cinto de segurança e o capacete, e não dirija sob a influência de álcool ou drogas".

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.