Mutirão de Catarata já tem 200 pacientes em consulta de retorno

Compartilhe:

A previsão é que até domingo sejam realizadas pelo menos 600 cirurgias; pacientes relatam satisfação

 

A “visão turva” era um dos principais empecilhos para que a aposentada Maria Sílvia Dal Ponte, 70 anos, praticasse uma das atividades que ela mais gosta: a costura.

 

A moradora do bairro Maria Marta (zona oeste) foi uma das pacientes atendidas pelo Mutirão de Catarata empreendido pela secretaria municipal de Saúde, por iniciativa do prefeito Vinícius Camarinha.

 

Após passar por cirurgia na quarta-feira (10), nesta quinta-feira (11), ela foi atendida em consulta de retorno. A doença ficou no passado.

 

A Santa Casa de Marília, somou 300 procedimentos cirúrgicos e atingiu 200 consultas de retorno. Até o próximo domingo, (14), terão sido beneficiadas 600 pessoas com a cirurgia, além das consultas.

 

É o caso de dona Iracema Mateus Barbosa, 67 anos, moradora no Jardim Lavínia (zona norte).

 

Ela conta que convivia com a doença há pelo menos um ano e sofria com a baixa visão.

 

“É péssimo conviver com a Catarata. A gente fica inseguro para fazer coisas simples. Agora estou me sentindo melhor, vendo com nitidez. É como mágica”, afirma.

 

 

O cirurgião José Rosatelli Neto, que integra a equipe especializada, explica que a catarata é a opacificação do cristalino.

 

Na prática, é a perda da transparência da lente natural do olho. Ocorre em função do envelhecimento e como alguns outros males da idade, é inevitável e sem nenhuma possibilidade de prevenção.

 

“Durante a cirurgia, o que fazemos é trocar essa lente natural por uma artificial. Com a técnica que empregamos, podemos fazer isso de forma muito rápida”, explica o médico.

 

Embora simples, há um custo considerável no procedimento, que envolve exames preparatórios, estrutura de centro cirúrgico e atendimento pós-operatório.

 

O grande número de atendimentos, em tempo recorde, não impacta no padrão de qualidade dos serviços oferecidos pela instituição.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.