Natal: comer bem sem engordar

Compartilhe:

O ideal é não deixar de aproveitar a data, mas sem exageros.

 

Engana-se quem pensa que para não engordar no Natal o melhor caminho é passar o dia sem comer ou exagerar nos exercícios físicos. Segundo nutricionistas, o resultado dessas práticas é exatamente o oposto.

 

O ideal é não deixar de aproveitar a data, mas sem exageros. Além de não exagerar na quantidade, algumas dicas podem deixar a ceia mais saudável, sem perder o sabor.

 

A nutricionista Andressa Nascimento, especialista em obesidade e emagrecimento, recomenda trocar o excesso de sal nos alimentos por temperos naturais.

 

As castanhas também são bem-vindas, pois são ricas em minerais que ajudam a inibir a vontade de comer doce. Mas o doce não deve ser excluído, afinal, rabanadas, panetones e outras sobremesas são exclusivas da data.

 

A dica é comer mais carnes, ricas em proteínas, sem exagerar no arroz ou nas batatas.

 

Para as frutas, a recomendação é serví-las com iogurte e alguma fibra como aveia ou quinoa. Isso proque as frutas sozinhas são rapidamente transformadas em açúcar. As fibras e o iogurte prolongam a digestão e a sensação de satisfação.

 

Faça uma alimentação regular nos dias de festa, com café da manhã e lanches, ficar o dia sem comer faz com que o organismo acumule gordura para criar uma reserva, além de aumentar a fome e levar a comer mais os alimentos de Natal, que são mais gordurosos.

 

No dia seguinte à ceia, o recomendado é uma caminhada leve. Não adianta fazer exercício exagerado, pode ser pior. Exagera na comida e, no dia seguinte, exagera no exercício para compensar. Acaba sobrecarregando o corpo

 

Se fosse só para comer nos dias 24 e 25, 31 e 1º, seria possível comer o que gosta, pois há comidas que só são preparadas nessa época. O problema é que o mês inteiro é cheio de confraternizações. Sobra comida, come-se ainda a semana inteira a ceia.

 

É importante começar com um pouco de salada, ajuda o intestino a funcionar melhor e ajuda a fazer com que comidas não saudáveis não sejam totalmente absorvidas. No lugar das frutas secas, pode-se abusar das frutas de época nas saladas, aproveite a manga, por exemplo.

 

Quem toma bebida alcoólica deve se hidratar, tanto durante as comemorações quanto no dia seguinte. Água de coco e sucos naturais também ajudam na hidratação.

 

Os pais devem dar um tratamento diferenciado aos filhos na data. Aqueles que costumam cear muito tarde podem servir antes o jantar das crianças.

 

Se esperarem os adultos para jantar, dormem com a barriga cheia e têm um sono agitando, acordando muito cedo no dia seguinte.

 

Tenha sabedoria e boa Ceia de Natal.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.