Nova sabotagem pode deixar metade da população de Marília sem água hoje

Compartilhe:

É o segundo ataque contra órgãos públicos em pouco mais de um mês

O DAEM (Departamento de Água e Esgoto de Marília) anunciou na manhã desta segunda-feira (29) que foi vítima de uma sabotagem que vai comprometer o abastecimento de água de pelo menos 50% da cidade. É o segundo ataque contra órgãos da administração municipal em pouco mais de 30 dias. O anterior ocorreu em um prédio da Emdurb: um incêndio criminoso destruiu o local e várias motos, causando prejuízo calculado em R$ 1 milhão.

No caso da autarquia municipal, a informação é de que ontem à noite foram furtados equipamentos elétricos (retificadores) que são responsáveis pelo fornecimento de energia para o sistema de captação de água do Rio do Peixe. O dano causado à rede de fiação da CPFL reflete diretamente na alimentação das bombas que operam na alimentação do principal reservatório da autarquia, responsável por 50% do abastecimento de Marília, informou o DAEM. 

Matéria atualizada (19h40):

O DAEM informou que no começo da noite desta segunda-feira foram concluídos os reparos na adutora do sistema de captação do Rio do Peixe, que havia sofrido danos após o furto de equipamentos elétricos (retificadores), ocorrido na noite de domingo.

Já a CPFL também concluiu os trabalhos de restauração para o restabelecimento da rede de energia.

Com isso, o Sistema do Rio do Peixe, que abastece 50% de Marília (Centro, zona Norte, zona Sul e zona Oeste), voltou a operar. Todavia, o DAEM ressalta que serão necessárias algumas horas para o reabastecimento dos reservatórios. 

Mais prejuízo

Com o furto desses equipamentos (foto), houve uma parada do sistema de modo abrupto e não programado, causando outros graves problemas, como o rompimento da adutora que encaminha água para a cidade de Marília. Equipes da autarquia seguem em força-tarefa para a conclusão do conserto. 

Até que os equipamentos sejam substituídos e a adutora consertada (os serviços só devem ser concluídos no final da tarde), o DAEM reconhece que as regiões central, Norte, Leste e Sul terão o abastecimento de água prejudicado.

O caso será apurado pela Polícia Civil. Segundo a nota oficial, "os criminosos que agiram tinham amplos conhecimentos técnicos e utilizaram equipamentos apropriados para operação em rede de sistema de alta tensão, onde o risco de enormes descargas elétricas é iminente".

Incêndio na Emdurb

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, este é o segundo boicote sofrido pela administração municipal em pouco mais de um mês.

Na madrugada do dia 26 de março, um incêndio criminoso atingiu o prédio da Emdurb (Empresa de Mobilidade Urbana de Marília), localizado na rua XV de Novembro esquina com a rua Sete de setembro, na região central da cidade.

Garrafas pet, com resíduos de gasolina, foram localizadas nas proximidades do local. O imóvel ficou completamente destruído, juntamente com diversas motos usadas na fiscalização de trânsito e equipamentos da empresa. O prejuízo chegou a R$ 1 milhão e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.