Novembro Azul: conscientização e prevenção ao câncer de próstata

Compartilhe:

A principal meta da campanha é combater o preconceito entre os homens e aumentar o índice de cura da doença.                                                                   

O mês de conscientização e prevenção ao câncer de próstata foi lembrado na Santa Casa de Misericórdia de Marília, unidade que conta com ambulatório de urologia, referenciado para atendimento ao SUS (Serviço Único de Saúde).

 

Para o médico Geraldo Stefano Gentile, integrante da equipe, a mobilização da sociedade tem provocado uma mudança de comportamento, com maior preocupação com a prevenção.

 

Segundo a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), pelo menos 95% dos casos são constatados com tumores em estágio avançado de desenvolvimento.

 

Cerca de 62% dos casos são registrados em homens a partir dos 65 anos, o que não significa que os mais jovens devam adiar a prevenção. A entidade recomenda que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para se orientar sobre a avaliação.

 

Estudos revelam que a doença é mais frequente entre os negros e pode ter seus riscos minimizados com uma alimentação adequada, rica em frutas, verduras, legumes e grãos, com restrição na ingestão de gordura de origem animal. Além disso, a SBU recomenda atenção ao sedentarismo e à obesidade.

 

Para o médico urologista Geraldo Stefano Gentile, que integra o serviço especializado na Santa Casa de Marília, tem havido grandes avanços. “A difusão de informação pela imprensa, pelas campanhas como esta que está sendo feita, inclusive de forma lúdica e didática, aos poucos têm revertido esse quadro”, disse.

 

O médico lembra ainda que o momento da busca pela prevenção, no que diz respeito ao câncer de próstata, é oportuno também para uma verificação da saúde em geral.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.