Novo exame de sangue detecta câncer 10 anos antes dos primeiros sintomas

Compartilhe:

A Universidade de Swansea, no Reino Unido, desenvolveu um teste que pode detectar a presença de mutações que levam ao desenvolvimento do câncer, e o resultado sai em apenas poucas horas.

É uma verdadeira revolução, porque permite detectar a presença da doença até dez anos antes do surgimento dos sintomas, quando o tratamento já pode não surtir tanto efeito. O princípio do teste é bem simples: é como um detector de fumaça.

Se onde há fumaça há fogo, então onde houver mutações nas células do sangue, provavelmente o câncer estará no organismo. O diagnóstico precoce pode permitir tratamentos eficazes e até cirurgias para evitar que o câncer se desenvolva.

O cientista que lidera a pesquisa, Professor Gareth Jenkins, conta: “O teste pode ser comparado a um detector de fumaça porque quando uma casa pega fogo, não é isso o que o detector percebe, mas a fumaça. [No teste], o que aparece não é a doença em, mas seu sub-produto [a mutação]”.

Os testes iniciais foram feitos em pacientes com câncer de estômago, mas os pesquisadores garantem que a tecnologia pode ser aplicada a qualquer tipo de câncer.

 

testecancer02

Em pessoas saudáveis, a taxa de mutação dessas células é bem baixa. Porém, em pacientes com câncer, essa taxa se multiplica em mais de dez vezes.

O desafio agora é desenvolver um estudo que verifique que o exame não apresente falsos resultados positivos, ou que deixe de identificar a presença do câncer.

O exame será relativamente barato – cerca de 150 reais – e permitirá salvar vidas, uma vez que descobrir a doença nos estágios iniciais é um dos maiores fatores de cura do câncer.

Os cientistas da Universidade de Swansea esperam que o novo teste esteja disponível para o público em cerca de cinco anos.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.