Onça com sintomas de envenenamento mobiliza redes sociais e causa polêmica na região

Prefeitura garante que animal recebe atendimento. "Invasão" de área vai parar na polícia
Compartilhe:

O possível caso de envenenamento de uma onça, mantida pelo bosque de Garça, está mobilizando as redes sociais, com a participação de inúmeras pessoas ligadas à  proteção animal em Marília e Garça. A Prefeitura, em nota oficial, admite o problema que teria ocorrido há cerca de 30 dias, mas garante que o animal vem recebendo todo tratamento necessário. O caso foi parar na polícia, devido a uma possível invasão do local.

A denúncia partiu de um internauta que postou vídeo mostrando o animal totalmente prostado e que estaria "espumando pela boca" (as imagens não mostram diretamente esse detalhe).

Os ativistas alegam que o animal não vem recebendo tratamento adequado e a campanha visa conseguir transferí-lo para outro local que tenha estrutura para tratamento, com equipes especializada. Além disso, querem uma investigação sobre as condições de tratamento da onça no Bosque.

Esta não é a primeira vez que o Bosque de Garça é alvo de polêmica devido às condições dos animais que vivem ali em cativeiro. Em 2013, um leão morreu mas, segundo a Prefeitura, o motivo seria a idade avançada: Hércules (como era chamado) teria morrido por insuficiência renal e hepática crônica.

Onça parda no zoológico de Garça (foto do ano passado): possível envenenamento mobiliza ativistas.

Prefeitura se defende - Em nota oficial, distribuída nesta tarde, a Prefeitura informou que a onça, há cerca de 30 dias, apresentou sinais de envenenamento. "Prontamente, a equipe que atua no local passou a efetuar cuidados intensivos no animal, que foi transferido para uma área reservada, sem contato com os visitantes que diariamente frequentam esse espaço ambiental da cidade", diz a nota.

"Sem autorização, no último final de semana, algumas pessoas invadiram esse espaço reservado, cujo presença só é autorizada para funcionários do Bosque, e efetuaram filmagens da onça. Essas imagens foram posteriormente veiculadas em redes sociais", acrescenta a nota.

A Prefeitura informou que um boletim de ocorrência foi registrado na polícia e ao mesmo tempo que a Polícia Ambiental também foi notificada sobre o atendimento que está sendo prestado ao animal.

Quanto as condições do Bosque, a Prefeitura de Garça garantiu que são adequadas para os animais. "O zoológico de Garça possui uma infra-estrutura adequada para abrigar um significativo número de animais de várias espécies e está na restrita lista de zôos do Estado que atendem às exigências apresentadas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis)", concluiu a nota.

Veja o vídeo:

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.