Próteses capilares foram confeccionadas a partir de cabelos doados por voluntários
IFMSA - Famema realizou encontro na Oncoclínica da Famema, com pacientes do sexo feminino em tratamento de quimioterapia para presenteá-las com próteses capilares.
O objetivo foi auxiliar na autoestima e na autoimagem das pacientes que são submetidas ao tratamento contra o câncer e que enfrentam efeitos colaterais aparentes, como a queda de cabelo.
“O que parece ser fútil para muitos da sociedade, a questão da preocupação com a estética, é apontado por médicos, enfermeiros e psicólogos como uma imensa necessidade a ser trabalhada e, se possível, resolvida durante o tratamento”, comentou a idealizadora da campanha, Júlia Volpi Nassif.
As próteses capilares foram confeccionadas a partir de cabelos doados por voluntários na campanha realizada pela IFMSA Famema no dia 2 de agosto no Marília Shopping.
Foram efetuadas 62 doações de cortes suficientes para produzir 9 próteses, pagas, graças ao patrocínio e doações de empresas comerciais de Marília, por estudantes da Famema e amigos e familiares das pacientes.
O encontro com as pacientes na Oncoclínica da Famema serviu para entregar as perucas e maquiá-las.
Nesse encontro, foram abordadas as pacientes que contaram suas histórias com o câncer e os principais problemas enfrentados durante o tratamento, obtendo como resposta unânime, o drama com a queda de cabelo e sua relação com a imagem.
Isto desencadeou diversos problemas com seus cônjuges e com a própria sociedade que, geralmente, encara um paciente com câncer com olhar principalmente de penúria, acentuando sentimentos e reações que culminam em estresse, vergonha, raiva e medo.
O encontro descontraiu a situação agressiva e triste que é o tratamento contra o câncer, uma vez que as pacientes estavam em consulta ou em tratamento.
Conseguimos alegrá-las e mudar a rotina, tanto com as maquiagens, quanto com as perucas, ‘coffee break’ e brindes.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288