Operações ocorreram também em Marília e outras cidades da região.
Realizadas com o objetivo de reduzir e prevenir os sinistros no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção, as ações da Operação Direção Segura Integrada (ODSI) registraram em maio último um aumento de 164,5% no total de veículos fiscalizados, em relação ao mesmo mês de 2023.
No total, foram 53.389 veículos abordados nas ações de maio de 2024 em todo o Estado, frente a 20.182 no mesmo período de 2023. Além de agentes do Detran-SP, as operações contam com o apoio de equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. Ao se comparar maio com abril deste ano, o número de veículos fiscalizados teve um aumento de 118%.
Recusas de testes
O índice de recusas à realização do teste do bafômetro durante as ações também apresentou aumento de 77,9% em maio deste ano. O Detran-SP contabilizou 1.354 motoristas que não sopraram o bafômetro no mês passado, contra 761 no mesmo mês de 2023.
Vale lembrar que tanto dirigir sob efeito de álcool (teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido) quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Embriaguez ao volante - quando os motoristas apresentam índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro, o número de casos deste tipo teve uma queda em relação a maio de 2023, de 28,5% (10 casos neste ano contra 14 no mesmo período do ano passado).
Esses casos são considerados crimes de trânsito e os motoristas flagrados nessa situação são conduzidos ao distrito policial para abertura de inquérito criminal. Se condenados, além da multa e suspensão da CNH, eles poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como "tolerância zero".
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288