Costume, conhecido como "sesta" faz bem à saúde física e mental.
Não é à toa que os italianos e os espanhóis mantêm o hábito de dormir após o almoço. Tirar uma soneca durante o dia melhora o rendimento no trabalho e nos estudos.
Depois de um pequeno cochilo, você retornará às suas atividades com a capacidade cerebral renovada.
A maioria das pessoas enfrenta uma rotina agitada e acaba dormindo menos do que o necessário durante a noite. Consequentemente, sentem-se cansadas e sonolentas, principalmente após o almoço.
Nesse período, o funcionamento do cérebro se torna mais lento porque, durante a digestão, parte do fluxo sanguíneo é desviado para o estômago, causando privação moderada de sangue em outras áreas, incluindo o cérebro e os músculos.
É por isso que sentimos muito sono após almoçar. E lutar contra a sonolência não vale a pena: a melhor solução é cochilar por um tempo estipulado e depois retornar ao trabalho com mais disposição.
Esse intervalo oferece várias vantagens, como a melhoria da memória, a redução do estresse e o aumento da criatividade. A última, por exemplo, só aflora com qualidade quando o cérebro está totalmente descansado.
Empresas que necessitam de criatividade deveriam estimular esse intervalo para a reparação da capacidade cerebral.
O repouso adequado
Acredita-se que apenas 30 minutos de soneca sejam suficientes para restaurar a função cerebral. Acima disso, você pode ter o efeito contrário, demorando mais para retomar suas atividades, além de prejudicar o sono noturno, entrando em um círculo vicioso
E lembre-se de que dormir bem à noite é essencial para que o organismo se recupere do cansaço físico e mental.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288