Pacientes internados nas unidades do complexo FAMEMA (Faculdade de Medicina de Marília) estão enfrentando dificuldades até para realizar cirurgias. É que, por serem consideradas "eletivas" (não urgentes) têm que ficar na fila, aguardando vaga no centro cirúrgico. O drama é ainda maior para famílias que são de cidades da região porque há aumento nas despesas. Para a diretoria, a prioridade são as emergências e que os demais "estão medicados e bem atendidos".
O filho de Ezequiel está aguardando há duas semanas pela cirurgia.
Neste fim de semana alguns desses pacientes procuraram a reportagem do portal Visão Notícias para denunciar o drama que estão vivendo. É o caso do pintor Ezequiel Hermínio da Silva, que mora em Gália. Ele está com seu filho de 15 anos internado na Unidade 3 (antigo Hospital São Francisco) desde o dia 27 de fevereiro que sofreu uma queda de bicicleta e fraturou o braço esquerdo.
De acordo com Ezequiel, a cirurgia já foi marcada três vezes e na última hora cancelada. "O meu filho tem que ficar de jejum e na última hora avisam que foi cancelada", protestou Ezequiel. A nova data está marcada para amanhã (terça-feira). Segundo ele, existem outros pacientes na mesma ala que estão aguardando há quase 30 dias.
Por ser de outra cidade, o drama é ainda maior porque tem a despesa do deslocamento (cerca de 40 km) quase todos os dias, além de hospedagem e alimentação dos familiares.
FAMEMA: PRIORIDADES - A assessoria de Imprensa do complexo FAMEMA informou nesta manhã que todos os casos são de cirurgias eletivas que são realizadas de acordo com a escala de disciplina (por ser um hospital universitário), ou seja, gastro, neuro e ortopedia, por exemplo. E, como surgem casos de urgência, são atendidos com prioridade. O complexo atende um total de 62 cidades da região.
"Infelizmente estão ocorrendo muitos casos de acidentes em Marília e região e esses pacientes precisam ser atendidos com prioridade", observou a assessoria de imprensa ao lembrar ainda que existe uma escala de equipes e de utilização do próprio centro cirúrgico. A assessoria confirmou que a cirurgia do filho do sr. Ezequiel está marcada para esta terça-feira, se não surgir mais uma urgência.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288