Pequenas e microempresas de 11 estados do país já dispõem de R$ 20 milhões para investimento em projetos de inovação industrial. O dinheiro veio de contrato entre a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Sebrae, com gestão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A medida contou também com o apoio do deputado federal Walter Ihoshi (PSD), que, ao lado do vereador Marcos Rezende (PSD), tem incentivado a inovação inclusive na região, caso específico do Parque Tecnológico de Marília.
Ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, explicou que os R$ 20 milhões serão liberados em duas linhas de financiamento para cerca de 200 micro e pequenas empresas. O que ele e o deputado Ihoshi destacam nesta medida é “a oportunidade que ela abre para a geração de mais empregos e de renda à população, com menor burocracia para as pessoas que desejam empreender”. O vereador Marcos Rezende diz que a parceria “pode e vai beneficiar empreendedores de toda a região de Marília, que já possuem projetos de inovação e aguardavam financiamento”.
A primeira linha de financiamento é voltada para o desenvolvimento tecnológico e destina-se exclusivamente aos microempreendedores individuais, startups, micro e pequenas empresas; a segunda é para o encadeamento tecnológico e pode contar com empresas de todos os portes.
Ihoshi explica que tudo será muito simples, “bastando ao empresário apresentar a ideia do projeto de inovação ao Sebrae ou a uma unidade credenciada da Embrapii para avaliação, sem necessidade dos procedimentos característicos de um edital”. Ele entende que este será o caminho “para a modernização e simplificação das atividades industriais, especialmente dos micro e pequenos empreendedores”.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288