Por Gisele Furquini *
Ter uma piscina em casa já não é mais artigo de luxo, graças às diversas opções de materiais, modelos e tamanhos disponíveis no mercado atualmente. E em um país como o nosso, que apresenta temperaturas elevadas durante a maior parte do ano, as piscinas são ótimas para que as pessoas possam se refrescar e, claro, ter um ótimo momento de lazer com a família.
Além disso, elas valorizam qualquer imóvel, tornando a área externa da casa em um excelente local de descanso e diversão, ideal para quem não gosta da lotação e agito dos clubes nas estações mais quentes.
As piscinas podem ser azulejadas, com base em alvenaria ou concreto, de vinil ou de fibra de vidro. As mais tradicionais, com base em alvenaria ou concreto, são mais caras e requerem mais tempo de construção, porém possuem a vantagem de possibilitar a execução de projetos personalizados e únicos.
Podem ser revestidas com azulejos, pastilhas de vidro e outros diversos materiais, até mesmo pedras naturais como mármore, Hijau e Hitam. Permitem ainda a definição de projeto de iluminação próprio, agregando ainda mais valor à piscina. Modelos com borda infinita e prainhas são as atuais tendências. Logo, as piscinas de alvenaria ou concreto são perfeitas para criar modelos modernos, diferentes e integrados à residência.
As piscinas de vinil são praticamente iguais às citadas anteriormente, sendo diferenciadas apenas pelo acabamento em vinil, que possui aplicação mais rápida, além de ser um material mais barato. O vinil apresenta uma superfície mais lisa, facilitando dessa forma a remoção de algas e limpeza geral.
Modelo de piscina em fibra de vidro
Já as piscinas em fibra de vidro são as que possuem menor tempo de instalação, de 5 a 7 dias, pois são fabricadas em indústria especializada e posteriormente transportadas ao local de instalação.
Possuem maior facilidade de limpeza por apresentar superfície lisa, têm ótima durabilidade e são mais baratas que a tradicional em alvenaria ou concreto. A maior desvantagem é a falta de possibilidade de personalização do projeto, pois deverá ser escolhido o modelo dentre o portfólio disponibilizado pelo fornecedor.
A escolha do material, dimensões e formato dependerá do orçamento e espaço disponíveis, assim como das preferências do proprietário. O projeto deve ser realizado por profissional especializado, pois a piscina se mal planejada e executada pode apresentar graves problemas, como trincas e vazamentos.
Além disso, as piscinas requerem vários equipamentos e acessórios complementares, como casa de máquinas com filtro e aquecedor, escada, capas de proteção, cascatas, toboáguas, etc,, que devem ser definidos de acordo com cada caso e necessidade (sendo o filtro indispensável em qualquer situação).
= = = = = = = = = =
* Veja nossa galeria de imagens para se inspirar e procure o escritório Gisele Furquini – Arquitetura e Design que está preparado para transformar seu sonho em realidade.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288