Falta de ética e profissionalismo levou a demissão de editora.
A recorrente prática do “CTRL C CTRL V” não se restringe a publishers e veículos sem ética e noção de profissionalismo, mas também é capaz de atingir grandes corporações jornalísticas como a CNN.
Na semana passada, o grupo demitiu uma de suas editoras, Marie-Louise Gumuchian, por plagiar mais de 50 matérias. Algumas delas não tinham apenas trechos substanciais copiados, mas textos inteiros extraídos de outras fontes.
A partir da sucursal de Londres, a jornalista reportava notícias sobre África, Europa e Oriente Médio. Através de seu site oficial, a CNN fez questão de ressaltar que a prática é inadmissível em sua linha editorial. "Confiança, a integridade e o simples crédito quando corresponde estão entre os princípios do jornalismo que valorizamos profundamente e lamentamos ter publicado material que não respeitou estes padrões essenciais", diz o comunicado (Clique aqui para ver na integra).
A CNN também fez questão de retirar todo e qualquer material que fosse ainda visível e que correspondesse a esses casos de plágio do ar. Da Redação Adnews.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288