Um atentado terrorista com bomba caseira em uma escola mobilizou as polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira (13). Um adolescente de 17 anos, que também portava uma machadinha e tinha uma suástica - símbolo nazista - no braço, foi detido.
O ocorrido foi na Escola Estadual Professor Antonio Sproesser, onde também funciona a Escola Municipal Vista Alegre, na cidade de Monte Mor/SP. Cerca de 300 alunos estudam no período da manhã na instituição.
Garrafas amarradas e cheias de combustível e pregos foram apreendidas. O rapaz não conseguiu entrar na escola, mas chegou a jogar bombas caseiras na entrada da instituição. Houve duas explosões, mas ninguém se feriu.
Policiais militares do Batalhão de Ações Especiais (Baep) foram para o local no início desta manhã. Ambulâncias também foram acionadas.
A corporação recebeu denúncia por volta de 8h45 de que um indivíduo estaria atirando bombas na escola e causando transtornos. As aulas já estavam ocorrendo.
Por volta das 8h45, o jovem utilizando o carro da família foi até a instituição e atirou ao menos quatro bombas.
"Houve algum tumulto, as crianças ficaram com medo, um barulho estrondoso, porém foi tudo acalmado com a chegada dos bombeiros e mais o apoio da Polícia Militar", contou o inspetor da escola.
A escola passará por limpeza e ainda não se sabe quando voltará a funcionar. A unidade tem aulas compartilhadas entre município, na parte da manhã, e estado, à tarde e à noite.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) emitiu uma nota lamentando o ocorrido e ressaltou que não houve nenhum ferido.
Na residência do acusado, a polícia apreendeu livros de referência ao nazismo, uma réplica de fuzil e uma carta: "Na carta consta que ele estava com o desejo de atacar esta escola, a gente não sabe o motivo ainda", disse a polícia.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288