Policial militar mariliense considerado "Herói" será promovido por atos de bravura

Compartilhe:

Cabo Taroco salvou colegas de viatura em chamas e bebê que estava engasgado

O policial militar mariliense Renato Taroco vai receber, nesta sexta-feira, mais um reconhecimento pelos atos considerados de heroísmo durante sua carreira. Em solenidade de Valorização Policial Militar, marcada para às 9h30, na sede do 9º Batalhão, ele será promovido de cabo a graduação de 3º Sargento, por bravura.

O cabo Taroco será homenageado por ter salvo dois PMs que haviam ficado presos nas ferragens e com a viatura em chamas durante uma ocorrência. O caso ocorreu em 2015.

Uma das viaturas envolvidas no grave acidente.

Na época, ele trabalhava em Oscar Bressane e atendeu um chamado de apoio de uma viatura que atendia ocorrência em que um indivíduo havia esfaqueado a esposa na cidade de Echaporã e estava em fuga pela rodovia a mais de 200 km/h.

Quando os policiais tentaram fazer um cerco pela SP-333, o homem arremessou de propósito seu carro contra a viatura que, com o violento impacto, começou a pegar fogo, com os PMs no interior. Taroco conseguiu levantar o veículo com as próprias mãos, libertando os companheiros de farda. Mas, o seu heroísmo lhe causou sequelas por todo o corpo.

Aliás, Renato Taroco já havia sido vencedor, em 2017, por votação popular um prêmio nacional conhecido como “Heróis Reais”, que o levou a ser o primeiro policial brasileiro a ser homenageado por bravura na SWAT, em Beaumont, Texas, nos EUA no ano seguinte.

Como não teria mais condições físicas de continuar efetuando patrulhamentos, foi designado pelo comando para exercer apenas o serviço internamente. Ele passou a trabalhar no chamado "corpo da guarda", onde ficam os sentinelas do Quartel, além de atendimento ao público

Mais uma vez herói

E foi justamente nesse novo local de trabalho que o cabo Taroco, em 2019, se tornasse mais uma vez "herói". Ele e seu colega estavam de serviço quando surgiu um casal desesperado, trazendo o filho recém-nascido que havia se engasgado. Taroco realizou manobras de desengasgo, salvando a vida da criança.

Taroco e seu colega com os pais do bebê que foi salvo dentro do quartel da PM.

Sete meses depois, Taroco e seu colega cabo Thiago, salvaram mais uma pessoa. Desta vez, evitaram que um jovem se jogasse de uma passarela existente próximo ao Quartel da PM. Eles estavam de serviço e foram alertados por um aluno/PM que havia uma pessoa em cima da passarela e estava tentando o suicídio. Os policiais correram ao local e conseguiram salvá-lo. 

Agradecimento

Agora, como 3º Sargento, Taroco agradeceu a homenagem:

“Sinto-me reconhecido e honrado ao receber esta tão nobre promoção. Eu decidi seguir os passos do meu pai nesta gratificante profissão e neste ano, com muito orgulho, completo 19 anos de Polícia Militar. Agradeço a Deus por sempre me proteger, aos meus familiares, que sempre estiveram ao meu lado, aos Comandantes, e irmãos de farda.”

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.