Senac Marília dá sugestões de pratos caipiras sem açúcar
Para muita gente, junho é um mês para se passar longe da balança. Tudo por conta dos irresistíveis pratos servidos nas festas juninas. No entanto, é possível preparar receitas saborosas - inclusive doces - sem o açúcar, um dos principais vilões das dietas.
Existem vários tipos de açúcar, ele pode ser usado para realçar o sabor de alguns pratos, para dar liga em bolos e até para dar cor, como no caso das carnes.
Uma das formas mais prejudiciais da substância, porém, é também uma das mais consumidas no dia a dia: a sacarose, feita a partir da cana-de-açúcar e que pode ser refinada ou cristalizada. O açúcar mascavo - muitas vezes apontado como substituto mais saudável - é rico em minerais e vitaminas, mas possui quase a mesma quantidade de calorias.
Mas não é necessário usar açúcar para fazer pratos doces que agradem ao paladar, como pudins, tortas e mousses. Nesse caso, as receitas podem ser consideradas diet, já que o ingrediente foi retirado.
O prato é considerado diet não apenas quando não tem açúcar, mas quando qualquer um de seus nutrientes é reduzido a zero.
Especificamente sobre os pratos para festas juninas, a canja ou a pipoca podem ser preparadas com menos sal e, assim, serem consideradas light. Pratos tradicionais como bolo de fubá, paçoca, pé-de-moleque, canjica e até mesmo o quentão e o vinho quente também podem ser feitos com menos açúcar, em uma versão light, ou com adoçantes ao invés do açúcar, em uma versão diet
Cursos na área
Para capacitar profissionais nesta área, o Senac Marília está com inscrições abertas para os cursos Cozinha Light e Dietética e Cozinha Fácil, Rápida e Descomplicada.
O primeiro ensina técnicas para cozinhar pratos saudáveis e balanceados, com pouca gordura e açúcar. O segundo apresenta noções básicas de cozinha e manipulação de alimentos.
Com duração de 15 horas cada, os cursos começam respectivamente nos dias 24 e 30 de junho.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.sp.senac.br/marilia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3311-7700.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288