"Nenhum servidor vai perder nada. É um plano responsável e sustentável". A afirmação é do prefeito Vinicius Camarinha ao anunciar o envio à Câmara do projeto de implantação do plano de carreira para o funcionalismo. Para "financiar" os gastos com a proposta, uma saída polêmica: a extinção de praticamente todos os cargos comissionados (nomeados sem concurso). Sua ideia é acabar com 129 dos 150 cargos, permanecendo apenas os postos de secretários e diretores. Isso deve representar uma economia de R$ 1 milhão por mês.
A coletiva à imprensa foi realizada no auditório do Gabinete, contando com a participação de vereadores da base governista, secretários e assessores. Vinicius não deu muitos detalhes técnicos do projeto, preferindo falar mais da questão política: "é um momento histórico para Marília", afirmando que há oito anos vinha sendo debatido este assunto. Disse apenas que o plano será dividido em cinco etapas (uma por ano), sendo a primeira delas a extinção dos cargos. "É um plano de forma responsável", garantiu. No VÍDEO abaixo, ele dá mais detalhes do projeto.
Prefeito Vinícius: "momento histórico".
Ele negou que o plano está sendo apresentado apenas agora (pós eleição) porque foi derrotado nas urnas. Segundo ele, a Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece que só poderia ser implantado a partir do momento que o comprometimento da receita com os gastos do funcionalismo ficasse abaixo de 53%, sendo que ao assumir estava em torno de 60%. Hoje, estaria em 49% e, dessa forma, é o "momento" de apresentação.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Marília, Mauro Cirino, criticou o envio dessa proposta neste momento pois teme que possa inviabilizar os demais investimentos necessários à cidade, prejudicando a população. O prefeito eleito, Daniel Alonso, afirmou que o projeto deveria ser melhor debatido, inclusive apresentado antes à comissão de transição entre a atual e a nova administração.
O projeto foi encaminhado nesta tarde à Câmara Municipal e ainda depende dos pareceres das comissões e pode receber emendas dos vereadores, antes de ser debatido e votado em plenário. O presidente Herval Seabra disse que a proposta será disponibilizada no site da Câmara.
Vídeo da entrevista do prefeito Vinicius sobre o plano de carreira:
DISCUSSÃO - O clima ficou tenso durante a entrevista que o prefeito Vinicius concedeu às emissoras de rádio e TV. O radialista Laperuta Jr. (rádio Clube) perguntou o motivo dele estar extinguindo os cargos sendo que nomeou novos comissionados logo após as eleições.
O prefeito alegou que o profissional era partidário do prefeito eleito, Daniel Alonso, e que o grupo deveria "descer do palanque", referindo-se às discussões políticas que ocorreram durante a campanha.
Veja o vídeo da discussão:
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288