Prefeitura implanta GPS na zona rural

Programa vai permitir o cadastramento das propriedades, facilitando o acesso
Compartilhe:

O programa GPS Rural - Programa Municipal de Georreferenciamento de Estradas e Propriedades Rurais - foi apresentado nesta semana à lideranças do setor. Por meio do Sistema de Posicionamento Global, vai permitir que todas as propriedades e estradas rurais da região de Marília sejam cadastradas em um sistema de georreferência e as informações disponibilizadas na Internet.

A empresa responsável pelo gerenciamento do projeto e pelo levantamento de dados é a COESMA (Comércio e Serviços para o Trânsito e Meio Ambiente).

“Este programa vai possibilitar o mapeamento – por satélite - das estradas e propriedades rurais que temos na nossa região. Além de facilitar o acesso dos visitantes, o sistema vai ajudar bastante na prestação dos serviços pela Polícia Militar, Correios, Corpo de Bombeiros e por profissionais das áreas da saúde e educação, que poderão localizar com mais facilidade estas áreas rurais. Cada propriedade estará identificada via satélite, com uma placa refletiva diante de sua propriedade. Isso vai representar maior segurança e mais facilidade para os serviços públicos. Estamos com isso atendendo a uma solicitação do Sindicato Rural de Marília”, destacou o prefeito Vinicius Camarinha.

Silvio Harada destacou a importância do programa

O presidente do Comitê de Segurança Rural, Renato Argolo Haber, destacou a importância dessa tecnologia em benefício da população rural. “Agora, literalmente, cada propriedade vai ter um RG, beneficiando todo o setor rural”, afirmou. 

EXTENSÃO - Segundo a Secretaria Municipal da Agricultura, no total, devem ser mapeados cerca de 1.700 propriedades e aproximadamente 430 km de estradas rurais. “Nós temos recebido algumas denúncias de roubos e furtos em propriedades rurais da região. Por isso, acreditamos que este programa também vai contribuir muito para a questão de segurança pública e inibir a ação dos meliantes”, comenta Takao Sintaku, secretário municipal da Agricultura.

A implantação do GPS Rural conta com a parceria do Sindicato Rural de Marília, do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural de Marília e do Conselho Municipal  Rural. A empresa responsável pelo gerenciamento do projeto e pelo levantamento de dados é a COESMA (Comércio e Serviços para o Trânsito e Meio Ambiente). 

“Vamos agora acabar com  grande dificuldade de se chegar às propriedades rurais. Por exemplo, Fazenda Santa Emília existem sete. Agora, cada uma terá sua devida identificação e localização. Estamos avançando mesmo, obrigado ao prefeito Vinicius pelo atendimento da nossa reivindicação”, afirmou Fernando Botelho Vilella Neto, presidente do Sindicato Rural.

PEDIDO ANTIGO - Segundo o vereador Silvio Harada, com o GPS Rural, uma conquista reivindicada há mais de 10 anos está sendo obtida. "É o primeiro passo para colocar a zona rural no lugar que ela merece", afirmou o vereador. Ele agradeceu ao prefeito Vinicius que acatou a sua reivindicação e autorizou a realização desse investimento na implantação do programa.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.