Uma série de fotos divulgadas por agentes penitenciários mostram internos em um churrasco e outros fazendo uso de esteira ergométrica na Penitenciária Lemos Brito, em Salvador.
Os registros, encontrados em celulares apreendidos durante uma operação de revista geral em dezembro de 2014, foram repassados pelo Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia que denunciou o caso nesta segunda-feira (2).
O presidente do Sinspeb-BA, Reivon Sousa Pimentel, informou que os presos têm o costume de fotografar festas para repassar a outros internos e a pessoas fora do presídio.
De acordo com ele, os registros em questão foram feitos dentro das próprias celas. "Não há condições de os servidores monitorarem todas as celas e o monitoramento por câmera é muito precário", contou.
As fotos já haviam circulado na imprensa local em dezembro do ano passado quando foram encontradas pelas agentes.
"Estamos denunciando essa situação há mais de um ano e, em dezembro, quando encontramos esse material, anexamos tudo e enviamos ao governo, às entidades envolvidas com a questão prisional e também aos Ministério Público Federal e Estadual", lembrou.
Com capacidade máxima para 771 presos, a Lemos Brito tem hoje cerca de 1.315 detentos. Além das farras, os presos contam com regalias como esteira e bicicleta ergométrica, liquidificador, celulares e outros ilícitos dentro das celas.
Segundo o sindicato, há entrada livre de pilhas de refrigerante, frango, feijão e carne. Todo material é vendido pelos presos em lojas improvisadas.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288