Em 18 de maio é comemorado em todo país o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. E, em Marília, não poderia ser diferente. Nesta próxima quarta-feira, o Programa Contra Abuso Sexual Infantil e outras Formas de Violência comemora 1 ano de seu efetivo lançamento.
O fluxo de atendimento foi instituído para que a criança seja atendida prontamente, com isso foram capacitados aproximadamente 700 funcionários públicos que trabalham com crianças.
O intuito do programa é romper com o ciclo de violência contra crianças e adolescentes, principalmente a violência sexual e tratar as consequências que o abuso sexual proporciona nas vítimas e seus familiares. Este trabalho está sendo construído há quase um ano por “várias mãos” com o ideal de proteger crianças e adolescentes em face da violência a que eles estão expostos e o objetivo é que estas ações sejam implementadas no município de forma perene.
Ações já desenvolvidas - Deste trabalho foram desenvolvidas várias ações. A primeira delas foi à estruturação do fluxo de atendimento da criança vítima de violência sexual, depois de identificado os atores que fazem parte desta rede; implantação da ficha municipal de comunicação de violência; material publicitário e uma cartilha de apoio para os profissionais que atuam com crianças.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288