Projeto que reduz horário de funcionamento do comércio em dezembro surpreende ACIM

Compartilhe:

A Câmara Municipal de Marília deve votar, ainda na sessão desta segunda-feira, projeto do vereador Agente Federal Junior Féfin que reduz o horário do funcionamento do comércio durante o período natalino, considerado justamente o principal período de vendas dos lojistas. Entre as mudanças, abertura especial somente após o dia 10 e, na véspera do Natal (dia 24), funcionamento apenas até às 13h e não até às 17h como tradicionalmente ocorre.

"Esta proposta não foi conversada com a nossa diretoria e nem com os comerciantes. É um tema bem complicado. Deveria ter sido conversado para apresentar (o projeto)", afirmou o superintendente da Associação Comercial e de Inovação de Marília (ACIM), José Augusto Gomes (foto).

No caso da véspera do Natal, por exemplo, lembra que é uma data muito importante e deveria ser mantido o funcionamento das 9h às 17h e não antecipar para às 13h. Mas, o vereador entende que o funcionamento no período da tarde "tem um movimento quase nulo".

Quanto ao início do período especial de abertura do comércio, a partir do dia 10 de dezembro, é outro ponto que surpreendeu a diretoria da ACIM. José Augusto Gomes lembra que em todos os grandes polos regionais (como Bauru e Rio Preto, por exemplo) as lojas funcionam até às 22h a partir do quinto dia útil do mês, como forma de atrair os consumidores que recebem o pagamento. 

Merecido descanso

Mas, o vereador não concorda com a opinião da ACIM. Ele afirma que "estivemos in loco em várias lojas do comércio central. Em entrevista com diversos comerciários e comerciantes, foi quase unânime a opinião de que a primeira semana de abertura noturna do comércio, no mês de Natal, não atrai público para as compras, além de causar grande desgaste aos trabalhadores envolvidos e até prejuízo à economia".

Quanto ao dia 24 de dezembro, o vereador argumenta que basta apenas os consumidores se adequarem ao fechamento mais cedo.

"É natural que, se o comércio ficar aberto até as 17 horas, sempre haverá um ou outro aparecendo 
minutos antes de fechar. Porém, esse mesmo consumidor irá minutos antes das 13 horas. Essa é a regra. O comércio ganhará com o novo horário".

A diretoria da ACIM defende que o projeto não deva ser votado hoje e sim dar oportunidade para uma discussão mais aprofundada, envolvendo inclusive outros períodos do ano relacionados a abertura das lojas em horário especial.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.