Os comerciantes da cidade de Marília estão sendo assediados por quadrilhas que tentam aplicar golpes
A Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), alerta os comerciantes em geral quanto a dois golpes simples, antigos e que constantemente entram em atividade na cidade: listas telefônicas e extintores de incêndio.
Dois golpes conhecidíssimos, mas que ainda estão sendo praticados, informou a entidade após receber uma série de reclamações por parte do empresariado mariliense.
O golpe das propagandas em listas telefônicas é comum. O sujeito entra em contato telefônico com o comerciante com uma conversa em vender uma publicidade em uma lista telefônica qualquer. Fala das vantagens, das atratividades e cita exemplos de empresas renomadas que participam.
Chega a enviar propostas, contrato ou autorização de publicidade. Muitas vezes já com os dados da empresa, ou então pega na hora e já emite contrato, cobrança e a pressão para o primeiro pagamento. Uma vez pago nunca mais se recupera o dinheiro, seja qual foi o valor.
Existem empresas sérias neste ramo, por isso, a necessidade do “olho no olho”, para efetivar uma contratação deste serviço, só deve ser pago após a publicação e com a comprovação da lista telefônica em mão.
Outro golpe que vem sendo aplicado entre os comerciantes de Marília é sobre a troca do extintor de incêndio. Pessoas entram nas lojas e acusam que o extintor está vencido e que precisa ser trocado e que tem um perfeito para ser colocado no lugar. “O pior é que alguns deles se passam como soldados do Corpo de Bombeiros”
É sempre bom verificar a validade do extintor com regularidade, e havendo a necessidade procure empresas especializadas do ramo, nunca de pessoas que aparecem do nada.
É preciso tomar muito cuidado, pois o comerciante é sempre visado com golpes do tipo: propaganda, boleto falso, cheques roubados, furtados ou clonados, notas falsas, cobrança de cartório e tantos outros, que somente o desatento é a vítima de maior potencial.
Todo e qualquer pagamento seja feito mediante uma cópia do contrato, bem como cheques e dinheiro é preciso que sejam verificados antes de receber e na dúvida procurar a Acim.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288