Quarto Montessoriano: projetos de ambientes para desenvolvimento infantil

Arquiteta Gisele Furquini analisa método pedagógico desenvolvido por médica italiana
Compartilhe:

Gisele Furquini *

A médica e educadora italiana Maria Montessori desenvolveu um método pedagógico, conhecido mundialmente, que estimula a autoeducação de bebês e crianças, através do projeto de ambientes pensados para o desenvolvimento infantil. O quarto montessoriano, portanto, é idealizado para a criança pensando na sua autonomia e liberdade, sem deixar de lado a sua segurança, tornando-se não só um quarto, mas um ambiente de aprendizado.

Para isso, todos os elementos do quarto devem ficar posicionados na altura da criança e do seu campo visual para que ela possa interagir com os objetos e, dessa forma, consiga explorar e aprender sozinha por meio de um ambiente criativo e estimulante.

O primeiro passo para criar um quarto montessoriano é substituir a cama ou berço por um colchão no chão (ou em cima de um tatame de EVA) para dar mais liberdade à criança, que poderá deitar ou levantar a hora que quiser. Para uma maior segurança pode ser feita uma barreira com almofadas e travesseiros para que os pequenos não rolem para o chão.

Seus brinquedos devem ficar em local de livre e fácil acesso, de tal maneira que a criança possa pegá-los quando tiver vontade, desenvolvendo sua autonomia. Porém, o ideal é que poucos brinquedos fiquem disponíveis por vez, podendo ser realizado um rodízio de brinquedos de 15 em 15 dias. Isso contribui para a concentração das crianças, que não ficarão ansiosas para brincar com todos os brinquedos disponíveis, ao mesmo tempo que evita a monotonia com o rodízio dos mesmos.

Tapetes fofinhos e coloridos são itens fundamentais na composição de um ambiente montessoriano. Armários e móveis baixos são essenciais para que os pequenos consigam interagir com independência em seus espaços.

Uma barra afixada na parede contribui para facilitar os primeiros passos do bebê. Outro item interessante é um espelho, de preferência de acrílico, na altura da criança para que ela possa se reconhecer, sendo muito importante para os bebês pois possibilita que eles percebam que são pessoas distintas das mães.

Obviamente que com a maior liberdade que o ambiente proporciona, maiores cuidados com os baixinhos devem ser tomados. Deve-se evitar móveis e objetos com quinas,  objetos que quebrem com facilidade; fixar quadros e objetos com fita dupla face, evitando assim o uso de pregos; ter atenção com móveis e objetos que possam tombar; esconder e proteger as tomadas, entre outros diversos cuidados.

Por fim, os quartos montessorianos além de serem benéficos ao desenvolvimento da criança, são ambientes agradáveis, aconchegantes e lúdicos, contribuindo com que a infância seja aproveitada da melhor maneira possível.

= = = = = = = = = = = = = =

* Procure o escritório Gisele Furquini – Arquitetura e Design e conheça mais sobre o Método Montessoriano e seu estilo de decoração funcional. Curta a fanpage. Clique AQUI.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.