Por Gisele Furquini *
Após um dia de trabalho e muita correria para cumprir as obrigações do dia a dia, nada mais relaxante que chegar ao quarto e poder descansar e aproveitar as horas de sono disponíveis. E é no quarto que passamos um terço da nossa vida dormindo para repor as energias. Por isso, o quarto é um dos cômodos mais importantes da residência e deve ser planejado com todo carinho e cuidado, para que todo momento de descanso seja aproveitado da melhor maneira possível.
Cada quarto deve estar de acordo com os hábitos e necessidades de seu proprietário. Muitas pessoas gostam de assistir TV antes de dormir, seja um filme, um seriado ou um telejornal. Outras já preferem ler um bom livro. Várias já acham que o dormitório deve ser um local reservado exclusivamente ao momento de descanso, sem distrações.
Alguns outros já precisam, por motivo de espaço disponível, transformar o quarto em um ambiente multitarefa: metade dormitório, metade escritório. Independente da situação, a disposição dos móveis, acabamentos utilizados, cores das paredes, entre outros detalhes, poderão contribuir ou não com o momento de descanso.
A ajuda de um profissional qualificado é indispensável para a construção de um ambiente bonito, aconchegante e funcional. Veja nossas dicas para realizar o quarto dos seus sonhos!
Melhor posição do quarto – projeto
Tudo vai depender da região em que você mora e qual temperatura e incidência solar deseja. A fachada norte recebe sol o dia inteiro, o que não acontece com a fachada sul. Já imóveis com a fachada leste recebem sol pela manhã, enquanto os com fachada oeste recebem sol pela tarde.
Em lugares mais quentes, por exemplo, é ideal ter o quarto voltado para a fachada leste, pois o sol da tarde não aquecerá o quarto para o horário de dormir. Vale lembrar que o sol tem função importante para a economia de energia elétrica, além do seu combate natural a fungos e ácaros.
Cores
Para o quarto é bom fugir das cores fortes e muito vivas, como o vermelho e o laranja que são cores fortes, vibrantes e que transmitem energia, podendo alterar nossa qualidade de sono. Prefira cores neutra, que não são incômodas aos olhos, ou cores que auxiliam no relaxamento, cores mais pastéis, como azul bebê e verde-claro.
Ambiente aconchegante
Tornar o quarto um ambiente ainda mais aconchegante é possível com a utilização de velas e aromatizadores, ou então as velas aromáticas que já unem as duas funções. Com esses objetos o seu dormitório ficará com aquele jeitinho de spa, proporcionando uma sensação ainda maior de relaxamento.
Pisos
Quartos modernos podem testar uma variedade imensa de estilos para pisos. Hoje existem várias opções disponíveis, como madeira maciça, mármore, pisos vinílicos ou laminado, por exemplo. A escolha de cada piso depende diretamente da pessoa que vai usar o cômodo e para cada tipo de piso existem vantagens e desvantagens:
- Pisos de madeira macia dão uma sensação de conforto acolchoado aos pés, mas podem arranhar facilmente.
- Carpetes são bons para dar uma aparência de luxo, mas podem ser difíceis de limpar.
- Madeira maciça é atraente e durável, mas pode criar ruídos ao pisar.
- Um piso vinílico é fácil de manter, mas pode não ser tão durável, assim como o piso laminado, que pode dar uma aparência próxima da madeira de verdade.
Dessa forma, considerando que cada tipo de piso vem com seu próprio conjunto de vantagens e desvantagens, você tem alguns critérios para escolher melhor, assim como o orçamento disponível.
= = = = = = = = = = = =
* Conheça o escritório Gisele Furquini – Arquitetura e Design e saiba outras maneiras de deixar seu quarto bonito, funcional e aconchegante.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288