Quartos Infantis: bonitos, seguros e funcionais

Gisele Furquini dá dicas sobre como projetar um quarto infantil com segurança. funcional e lúdico para as crianças.
Compartilhe:

Por Gisele Furquini *

Projetar um quarto infantil requer cuidados para que o mesmo não seja apenas um local bonito, mas também um local seguro, funcional e lúdico para a criança.

O quarto deve atender as necessidades da criança, ao mesmo tempo deve se adequar às possibilidades de seus responsáveis, tanto em relação ao orçamento, quanto ao espaço disponível em cada residência. Para que o projeto seja um sucesso, vale a pena seguir as seguintes dicas.

Multifuncionalidade

Criar um ambiente agradável fará com que o momento de dormir se torne mais tranquilo e, possivelmente, evitará que a criança queira fugir para o quarto dos pais. Só que a funcionalidade do quarto vai além: servirá de local de recreação, onde a criança poderá brincar e desenvolver sua criatividade, e no futuro, poderá servir como local de estudos, onde fará suas tarefas escolares.

Portanto, é imprescindível que ao planejar o quarto da criança, crie-se um ambiente multifuncional que agregue todas essas finalidades citadas ou que possibilite alterações, como a inclusão de um cantinho de estudos no futuro.

 

Decoração

As decorações de quartos infantis são de encher os olhos de qualquer pessoa. As possibilidades são inúmeras, com uma infinidade de opções de papéis de parede, móveis e objetos próprios para quartos infantis cada vez mais personalizados e criativos. Se seu orçamento permite, vale adequar o quarto para cada fase de desenvolvimento da criança, readaptando o espaço para cada necessidade.

Porém, isso não é sempre possível, sendo mais adequado apostar em móveis, paredes e acabamentos mais neutros, que podem durar por toda a infância e adolescência, alterando apenas objetos decorativos e enxoval.

Dessa forma, em vez de escolher um guarda-roupa rosa ou azul pastel, por exemplo, que é mais específico para bebês, vale escolher móveis de cores mais neutras e decorar o quarto com objetos, lençóis, tapetes, cortinas e almofadas de acordo com cada idade, sendo que tais itens são mais fáceis e baratos de serem trocados.

Segurança e Conforto

Ao planejar o quarto da criança é importante procurar criar um espaço lúdico, que incentive a criatividade, que seja funcional e ao mesmo tempo aconchegante. Porém, é de fundamental importância a segurança que o quarto vai proporcionar à criança.

Deve-se decorá-lo com móveis e objetos próprios para o público infantil, de preferência que não contenham quinas ou materiais cortantes, enfeites e brinquedos que não estejam sujeitos a tombamentos e que não ofereçam demais riscos à criança.

Além disso, a iluminação do quarto também é importante. Deve-se priorizar a luz natural que é fundamental para o desenvolvimento saudável dos pequenos. Quanto à iluminação artificial, vale dividi-la em direta e indireta: uma direta que ilumine adequadamente o ambiente e a indireta (por meio de arandelas, abajures, spots, etc.) que são adequadas para crianças que tenham medo do escuro e servem até mesmo para que os pais possam visitar o quarto dos filhos sem acordá-los.

= = = = = = =

* Veja nossa galeria de imagens para se inspirar e procure o escritório Gisele Furquini – Arquitetura e Design para fazer um quarto infantil belo, funcional e seguro.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.