Quintal: do descanso ao lazer

Desafio: com os quintais cada vez menores, é preciso torná-los funcionais.
Compartilhe:

Por Gisele Furquini *

Ter um quintal disponível é uma das vantagens da casa térrea em relação ao apartamento, pois é possível utilizar o espaço para lazer, descanso ou até mesmo para realizar atividades domésticas, como, por exemplo, secar roupa em um varal.

Porém, os quintais estão cada vez menores e, com isso, torná-los funcionais está se tornando uma tarefa desafiadora. Com ambientes pequenos, o planejamento é essencial para que seja definida a melhor destinação ao local.

Primeiramente, é necessário definir quais são as necessidades e prioridades dos moradores da residência. Vale analisar se o tamanho do quintal comporta mais de uma função ao espaço.

Para uma família com crianças é indicado projetar um espaço para que elas possam brincar e se divertir ao ar livre. Para um casal, talvez seja mais interessante a construção de um cantinho de leitura e descanso.

Se a família gosta de realizar confraternizações com amigos e parentes, nada mais adequado que uma área de churrasco ou mesas para lanches e chás da tarde.

Caso não haja secadora de roupas, dedicar uma área para o varal (podendo ser retrátil ou de chão, por exemplo) facilitará o dia a dia das atividades domésticas.

Logo, a definição do uso do quintal está diretamente relacionada aos hábitos dos moradores, sendo importante a listagem das atividades por ordem de prioridades para a adequada escolha do projeto.

Definido o tipo de ambiente que será construído no quintal, o projeto se inicia. Mesmo em espaços bem reduzidos, com um bom planejamento é possível a criação de ambientes agradáveis, funcionais e aconchegantes, sendo o paisagismo um dos fatores que colaboram para a valorização do espaço.

A escolha de móveis e objetos que estejam em harmonia com a decoração e arquitetura da residência também possibilita o desenvolvimento de um local bonito e funcional.

Para um espaço de leitura em um corredor é possível colocar mesa e cadeiras ao lado de um jardim vertical, criado a partir de vasos e jardineiras instalados na parede, o que dá mais vida ao espaço.

Área de churrasco: interação com os convidados.

Na área do churrasco é interessante a integração entre a mesa e área da churrasqueira, de forma que as pessoas que preparam os alimentos estejam em contato com os convidados que aguardam a refeição.

Uma boa área de lazer para as crianças é criada a partir da definição de locais em que elas possam levar seus brinquedos ou desenvolver brincadeiras motivadas por um ambiente que estimule a imaginação e criatividade.

* Veja nossa galeria para se inspirar com quintais com diversas funcionalidades. Procure o escritório Gisele Furquini – Arquitetura e Design e saiba como tornar sua residência ainda mais completa e agradável.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.