Os dias mais frios chegaram e com eles, claro, as roupas mais pesadas e no lugar das sandálias e calçados mais abertos entra em cena a bota.
Coura, camurça, entre tantos outros materiais, tanto faz, o fato é que o inverno é dela.
Mas será que você sabe cuidar corretamente de suas botas?
Acredite, utilizar o método errado de limpeza pode danificar permanentemente sua bota, por isso, todo cuidado é pouco na hora de deixá-las limpinhas.
Couro autêntico: Um pano úmido já será o suficiente para limpá-la, porém, se a sujeira for mais persistente, o jeito é apelar para o bom e velho sabão neutro (com a ajuda de uma escova de cerdas macias) ou produtos específicos para a limpeza desse material.
Couro com textura: Existem diferentes texturas de couro, como o de cobra ou crocodilo, que bastam um paninho macio seco ou uma flanela, para retirar as sujeiras acumuladas nas texturas.
Verniz: Para limpar o couro envernizado, a dica é evitar qualquer material que possa riscar a bota – como as escovas, por exemplo. Em vez disso, utilize panos macios e pouco umedecidos.
Camurça e Nobuck: Uma escova própria para esse tipo de material é o mais indicado– e muito cuidado, a escovação é feita a seco e deve ser feita sempre na mesma direção. E em casos de manchas mais insistentes, a dica é mandar lavar em uma lavanderia especializada.
Hora de secar e guardar: Ao finalizar a limpeza, deixe a bota para secar à sombra, independente do tipo de material. Elas devem ser guardadas em lugares arejados, porém, para evitar que elas fiquem expostas, a dica é guardá-las em sacos de TNT ou na própria caixa (faça furos na caixa para que o calçado possa “respirar”).
Pronto, agora é seguir essas dicas com a garantia que suas botas estarão como novas por muito mais tempo.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288