Saiba como organizar os gastos de fim do ano

Dicas servem para síndicos e moradores. A melhor forma de resolver isso é a prevenção.
Compartilhe:

O fim de ano se aproxima e, com ele, crescem as despesas e os conflitos entre moradores. Isso porque nos condomínios, o consumo de água e de energia aumenta, assim como a frequência das manutenções, a piscina e o playground do prédio precisam ser vistoriados e o síndico ainda não pode esquecer da decoração de natal. Além disso, a maior procura pelas áreas compartilhadas é um prato cheio para desentendimentos – não apenas em relação aos gastos, mas também quanto à convivência.

Dicas para evitar o desespero no fim do ano.

A melhor forma de resolver isso é a prevenção. Uma boa ideia é convocar uma força-tarefa para inspecionar em todas as áreas do condomínio e verificar se há vazamentos, que aumentam consideravelmente o consumo de água. Outro passo é o síndico se organizar antecipadamente e fazer uma análise minuciosa do que se tem em caixa e das estimativas de gastos até dezembro. Com mais gente, maior o uso e maiores as chances de necessitar de reparos nas áreas comuns.

É importante também que o síndico desenvolva um trabalho de prevenção à inadimplência crônica do condomínio, chamando o morador para conversar, entender o problema e negociá-lo.

EM CASA - Os moradores tendem a sofrer no fim de ano com custos resultantes das férias, visitas de familiares e o calor do verão. O consumo de ar-condicionado cresce. Para reduzir os gastos, é bom também manter o aparelho limpo, para que gaste menos e instalá-lo no alto, para que demore menos tempo para esfriar o ambiente. Para economizar água, o morador pode instalar válvula dupla na privada, redutores de vazão nos chuveiros e reaproveitar a água usada no banho para lavar o chão.

Quem viaja e tem medo de que bandidos percebam as luzes apagadas pode instalar um timer ou lâmpadas com fotocélulas, que acendem quando escurece. Uma dica é retirar os eletrodomésticos da tomada, que gastam energia mesmo desligados ou em stand by.

Dicas de economia:

• A dupla válvula de descarga também pode ser instalada nos banheiros de casa;

• Reaproveite a água do banho ou da máquina de lavar para fazer a limpeza do chão;

• Desligue ou tire da tomada aparelhos que ficarão um bom tempo sem uso;

• Junte o máximo que puder de roupas antes de colocar na lavadora;

• Ao comprar produtos, pesquise também o desempenho deles na economia de consumo. Uma dica é verificar se eles têm o Selo Procel de Energia na cor verde;

• Em dias quentes, junte a família em apenas um quarto para utilizar apenas um ar condicionado;

• Limpe regularmente os filtros do ar condicionado para evitar que o acúmulo de poeira cause maior consumo de energia;

• Instale o ar condicionado sempre no alto. O frio tende a descer e refrescar o ambiente mais rapidamente;

• Não coloque a temperatura do ar condicionado muito baixa para não sobrecarregar o aparelho. O ideal é mantê-la entre 21ºC e 23ºC;

• Verifique se a geladeira tem rachaduras no fundo ou se a borracha da porta está em bom estado. O aparelho consome mais para se manter gelado com esses defeitos.

• Avalie se não há vazamento de água dentro de casa. Uma dica é colocar cinzas de cigarro na privada. Se elas boiarem, é sinal de que há vazamento na válvula ou na caixa de descarga;

• Caso for viajar, instale um timer na lâmpada ou lâmpadas com fotomoléculas, que se acendem de noite para evitar bandidos em vez de deixar um cômodo aceso.

Com informações Zap em Casa

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.