De acordo com o último índice divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pets (cães e fatos) são de 54 e 24 milhões, respectivamente. A população total desses animais no Brasil deve chegar a aproximadamente 101 milhões até 2030. Isso representa um percentual de quase 26% a mais do que a população total de pets em 2019.
Os dados são do atual levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas. E esse índice tende a crescer frente à tamanha importância que os animais de estimação têm conquistado nas vidas de seus tutores, especialmente, em casos de tratamentos oncológicos.
Excelentes companhias
Segundo médicos especializados em oncologia, os pets são excelentes companhias para quem está em tratamento contra o câncer, pois inibe a depressão, a ansiedade e o estresse ao fornecer suporte psicológico, diminuindo a sensação de dor nos pacientes.
Além disso, até servem como estímulo à integração social e elevação da autoestima, pois desvia o foco da tensão emocional, da dor e do estresse de internação ou tratamento.
Não há uma recomendação específica de quais pacientes com câncer podem ser ajudados pela pet terapia. Na realidade, qualquer paciente pode ser beneficiado. Só é preciso ter atenção a algumas contraindicações, como medo de animais, alergia, problemas de respiração ou imunidade muito baixa.
Os estudos científicos também demonstraram que ter um animal de estimação em casa ajuda nos seguintes aspectos, segundo o instituto Oncominas:
- Quem convive com animais é menos propenso a sofrer de depressão, como nos casos em que há comprovação do diagnóstico de câncer;
- Pessoas com animais de estimação têm valores menores da pressão arterial em situações estressantes, como o tratamento do câncer;
- Brincar com um pet eleva os níveis de serotonina e dopamina, o que acalma e relaxa o paciente;
- Ter um animal de estimação estimula as pessoas a caminharem e se exercitarem, ao levá-los para passear;
- O convívio com um pet reduz a ansiedade e a agressividade em relação ao tratamento do câncer;
- Melhora na autoestima;
- Melhora na comunicação entre paciente e equipe de saúde, família e/ou cuidadores;
- Aumento da mobilidade e atividade muscular.
Clique AQUI e faça parte do Grupo de notícias do Visão Notícias no Whats!
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288