SAMU salva bebê de 17 dias por telefone

Compartilhe:

Bebê engasgou após amamentar. Médico do SAMU orientou tia por telefone. Criança está no HMI e passa bem

 

Um bebê de apenas 17 dias de vida foi salvo no início da madrugada desta sexta (09) após engasgar com leite materno. As orientações passadas pelo médico do SAMU, por telefone, evitaram uma tragédia.

 

O salvamento ocorreu na rua Gildo Casadei, no bairro de Parque São Jorge. De acordo com a ocorrência, a mãe tinha acabado de amamentar e, como ainda está se recuperando do parto, entregou a criança para a tia.

 

Veja também:

AGORA: PM salva criança de um ano engasgada. É o 2º caso em menos de 24h

 

Neste instante, o bebê engasgou e parou de respirar. Desesperados, os familiares ligaram para o SAMU. O médico que estava de plantão passou as técnicas usadas nessa emergência pelo telefone e enquanto isso despachou uma equipe ao endereço.

 

Quando a equipe do SAMU chegou ao local a criança já estava respirando novamente. Mesmo assim, foi levada ao Hospital Materno Infantil, onde permanece em observação.

 

SALVAMENTO - No caso de bebês até um ano de idade:

 

1) Coloque o bebê de barriga para baixo, com a cabeça em posição mais baixa que o tórax. Segure o queixo do bebê com a sua mão em que ele está apoiado.

 

2) Aplique cinco golpes, no centro das costas, entre as escápulas do bebê.

 

Se não funcionar:

 

1) Vire o bebê de barriga para cima, enquanto apóia cuidadosamente sua cabeça e pescoço. Repouse seu antebraço sobre a sua coxa, e mantenha a cabeça do bebê mais baixa que o tronco.

 

2) Aplique até 5 compressões firmes no tórax, com 2 dedos apenas, logo abaixo da linha imaginária que liga um mamilo ao outro.

 

3) Alterne a sequência de 5 golpes nas costas e até 5 compressões torácicas, até que o objeto seja removido ou o bebê fique inconsciente.

 

Você saberá se removeu com sucesso a obstrução da via aérea em vítima inconsciente se:

 

* Sentir a movimentação de ar e observar a elevação do tórax enquanto aplica as ventilações. (Para saber sobre as ventilações, clique em Parada Cardiorrespiratória).

 

* Visualizar e remover um corpo estranho da garganta da vítima.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.