Santa Casa inaugura novo equipamento

É o novo sistema de aquisição de imagens para realização de procedimentos endovasculares e neurológicos
Compartilhe:
O Sirvan (Serviço Intervencionista Vascular e Neurólogico) da Santa Casa de Misericórdia de Marília inaugura, nesta segunda (04), o novo sistema de aquisição de imagens para realização de procedimentos endovasculares e neurológicos.

O investimento marca um salto de qualidade na prestação de serviços ao SUS, convênios e particulares. Para comemorar a conquista, o hospital e a equipe médica promovem uma recepção, às 19h30, nas dependências da instituição.

Foram reformadas e readequadas as salas de procedimentos, de comando e de preparação para os pacientes; instalada nova mesa cirúrgica, sistema completo para monitorização (sinais vitais e parâmetros hemodinâmicos) durante a intervenção e novos equipamentos de imagem para que os médicos tenham mais qualidade de visualização.
 
FUNCIONAMENTO - O Sirvan realiza procedimentos endovasculares e neurológicos minimamente invasivos, por meio de cateteres, visando ao diagnóstico e também ao tratamento de lesões arteriais. É possível, por exemplo, o tratamento de aneurismas, desobstrução arterial ou infusão de medicamentos quimioterápicos diretamente em tumores, sem necessidade de uma cirurgia tradicional.
 
De acordo com a coordenação do serviço, os equipamentos recém-instalados melhoram a ergonomia e precisão durante os procedimentos. Com base nos parâmetros do que há de mais moderno na área, é possível afirmar que a população de Marília e região passará a contar com os mesmos recursos técnicos oferecidos nos grandes centros do Brasil e nos melhores hospitais do mundo.
 
O cirurgião endovascular Marcelo José de Almeida, integrante da equipe médica, destaca que o volume de novos procedimentos é grande. Nos últimos anos, os avanços estão na miniaturização dos dispositivos e na qualidade dos equipamentos utilizados resultando em melhor resultado nas intervenções “O grande diferencial é a precisão. Podemos intervir em áreas mais delicadas do corpo com maior segurança e resultados satisfatórios”, explica o médico.
 
O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, com equipe formada por cirurgiões endovasculares e neuroradiologistas. Grande parte dos atendimentos a pacientes com comprometimento arterial, venoso ou neurológico são casos de urgência. O acesso ocorre pelo PA (Pronto Saúde da Santa Casa) para convênios e particulares, ou para o SUS, por meio de encaminhamento via CROSS (Central de Regulação de Serviços de Saúde), da Secretaria de Estado da Saúde, dos pacientes atendidos nos PAs ou PS públicos de Marília ou região.
 
HISTÓRIA - O Sirvan funciona na Santa Casa de Marília desde 1998. Além de Almeida, a equipe atual é formada pelos médicos Amauri Porto Nunes, Ludvig Hafner, Mário Luiz Furlanetto Júnior e Ruy Yoshiaki Okaji.
 
A sala de procedimentos “Natanael Ribeiro de Melo” homenageia um dos fundadores da unidade e pioneiro na intervenção endovascular no Interior paulista. Estabelecido na cidade na década de 1970, o médico formou-se pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e iniciou o serviço na Famema (Faculdade de Medicina de Marília). 
 
Melo contribuiu para a formação de novos profissionais que hoje fazem de Marília uma referência estadual na especialidade.
Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.