Doença silenciosa e assustadora, tanto para humanos quanto animais
O câncer (também conhecido como neoplasia na medicina veterinária) é uma doença caracterizada pela divisão rápida e desordenada de células, chamadas de cancerígenas.
Este fato pode ocorrer em qualquer parte do corpo do seu cachorro, podendo iniciar em um local e se espalhar para outras regiões, processo ao qual é chamado de metástase.
Infelizmente, essa doença, que também acomete os cães, é bastante agressiva e o sucesso do tratamento é muito relativo à região afetada, à precocidade do diagnóstico e o tipo de neoplasia.
Para entendermos melhor sobre esta doença, a Profª Dra.Claudia Bonini, nos orienta sobre os tipos mais comuns de câncer em cachorros e os possíveis tratamentos.
Diferença entre tumor maligno e benigno
É importantíssimo frisar que o nome “câncer” é utilizado quando há a presença de um tumor maligno.
A grande diferença entre o tumor maligno e o benigno é que, no primeiro, existe a possibilidade de metástase, ou seja, de as células cancerígenas espalharem-se pelo organismo, acometendo diversas regiões e tornando o tratamento, normalmente, mais difícil ou, até mesmo, ineficaz.
O tumor benigno é menos preocupante mas não deve ser deixado de lado, quando este apresenta um desenvolvimento mais acelerado, a remoção pode ser necessária.
Tipos mais comuns de câncer em cachorros:Testicular, de Mama, de Pele, Linfoma, Ósseo, Cabeça e pescoço, Leocemia
Apesar de esses serem os de maior frequência, também pode ocorrer o desenvolvimento de neoplasia em qualquer órgão, como no útero, no baço, nos ovários, nos pulmões, fígado entre outros.
Sinais clínicos do câncer- Os sinais clínicos das neoplasias varia muito de acordo com cada tipo de câncer.
Entretanto, existem alguns sinais que estão presentes na maioria deles, como é o caso do aumento da massa tumoral, inchaço da região acometida e mudanças no comportamento.
Justamente pelos diferentes tipos de câncer e pelos possíveis sinais clínicos de cada um, é essencial que o seu animal seja levado ao médico veterinário periodicamente para que o profissional o examine.
Fique atento aos diferentes “avisos” que o corpo do animal dá. Veja exemplos:
A fratura de um osso sem nenhuma causa brusca aparente.
Grande perda de peso e secreção de líquidos anormais
Nódulos na pele ou feridas que não cicatrizam
Inchaço e aumento dos testículos e das mamas
Clinica Da Professora Claudia Bonini - Telefone 3433-7497 - Rua Álvares Cabral, 273
Profª Dra. Claudia Bonini
Diretora Clínica da Clínica Da Professora
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288