A visita de Silvio Santos ao Templo de Salomão, não foi apenas um passeio ecumênico. O dono do SBT aproveitou o encontro com Edir Macedo, dono da Record, para articular uma união comercial das duas redes contra a hegemonia da Globo no mercado publicitário.
Silvio pediu ao bispo Macedo apoio à ideia de unificação das áreas comerciais das duas redes. Para o dono do SBT, a união com a Record aumentaria a participação das emissoras no "bolo" publicitário, e ambas faturariam mais e a Globo, menos.
Hoje, a Globo detém de 75% a 85% das verbas de publicidade na TV aberta. Isso quer dizer que, de cada R$ 100 investidos nos intervalos das redes abertas, pelo menos R$ 75 ficam com a Globo. Todas as demais redes acham isso injusto, afinal a audiência da Globo hoje não ultrapassa 35% na média diária.
Em encontro reservado com Edir Macedo, Silvio Santos pediu para que ele próprio estude o assunto e sensibilize seus executivos.
Pela proposta de Silvio, SBT, Record, Band e RedeTV! teriam uma única estrutura comercial. Cada rede manteria seus principais executivos, mas as vendas e o relacionamento com as agências e anunciantes seriam feitos por uma empresa, a ser criada.
Se a ideia avançar, deverá ter a adesão da RedeTV!, mas não da Band. Para os críticos, a proposta tem tudo para dar errado.
Primeiro, porque o anunciante e a agência não gostariam de se verem obrigados a comprar intervalos no SBT se ele só quer um determinado programa da Band, e vice-versa.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288