Com as novas regras tributárias para a importação de carros elétricos (imposto zero) e híbridos (de zero a 7%), a fabricação (na verdade, a montagem) do Toyota Prius no Brasil ficou mais provável, mas está longe de ser uma certeza. É o que se apurou junto a fontes da marca em Tóquio, onde acontece o salão japonês do automóvel, e em São Paulo.
O modelo, híbrido de maior sucesso no mundo, atualmente trazido pronto do Japão, custa hoje R$ 116.660 e é usado por frotistas em algumas capitais brasileiras. A eventual fabricação local seria na unidade da Toyota em São Bernardo do Campo (SP), em regime CKD (kits de peças importados e montados localmente). Porém, mesmo com imposto menor "a conta ainda não fecha", disse um informante da empresa japonesa.
Em outras palavras: um eventual Prius montado no país, com imposto de importação zero sobre os kits de peças, não custaria muito menos que o importado pronto, com imposto de 2% ou 4% (a alíquota depende do consumo).
Montadora ainda precisa de mais redução de impostos.
Houve um forte trabalho de bastidores da Toyota e de outras montadoras junto ao governo federal para que a legislação de carros híbridos e elétricos fosse relaxada. Após essa vitória, o foco passa a ser governos estaduais como os de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná (onde está boa parte das fábricas dessas montadoras).
REDUÇÃO DE IMPOSTOS
A meta é reduzir impostos como ICMS e IPVA, além de garantir incentivos fiscais para a construção de linhas de montagem "verdes", ou mesmo de novas fábricas. CARRO ONLINE apurou também que as montadoras, apesar do lobby conjunto pelas novas regras, têm agora uma postura de esconder suas cartas umas das outras. Mas, quando alguma delas fizer sua jogada, "a porteira vai abrir", segundo nosso informante em São Paulo.
Em Tóquio, Ricardo Bastos, diretor-adjunto de relações governamentais da Toyota, disse que qualquer plano nacional para o Prius não será posto em prática no ano que vem. "Em 2016 importaremos a nova geração em volume bem maior que o dos últimos dois anos", disse.
QUARTA GERAÇÃO - O Prius chegou à quarta geração no Salão de Tóquio 2015 estreando a nova plataforma modular da Toyota, que será usada em vários modelos globais da marca até 2020. Um dos pontos altos do modelo é a maior rigidez do chassi (60% de incremento), além do reposicionamento do motor: mais baixo, ele permite um centro de gravidade também mais baixo, o que melhora a estabilidade e a aerodinâmica.
O visual do Prius mudou muito. Ficou mais moderno, com curvas que se misturam a cortes agressivos nas laterais e traseira de sedã (até a geração anterior era um hatch). Para o mercado japonês, o novo Prius terá um pacote de segurança ativa com sistema de pré-colisão. As vendas começam por lá ainda este ano. Fonte: Carro On Line.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288