Por Romário Messias *
Que tal experimentar um tipo de treinamento diferente do habitual que além de promover ganhos de força, resistência, flexibilidade e equilíbrio, contribui também para o seu emagrecimento?
Provavelmente você já ouviu algo sobre o treinamento funcional. Mas o que é treinamento funcional? Como ele pode ajudar você a atingir a sua meta de emagrecimento?
Quando você segura um bebê se contorcendo, dá banho no seu cachorro, move o sofá para longe para aspirar por baixo dele ou pendura um quadro na parede da sala de estar, seu corpo não está usando um musculo isoladamente, mas muitos músculos que trabalham simultaneamente.
Como seres humanos, realizamos uma ampla gama de atividade motoras, como andar, correr, correr saltando, saltar, agachar, levantar, empurrar, puxar, dobrar, torcer, virar, iniciar e parar movimentos, subir, descer, etc. Por tanto, o treinamento para melhorar a força funcional envolve mais do que simples aumentar a capacidade de produção de força de um musculo ou grupo muscular. Pelo contrário, requer treinamento para melhorar a relação coordenada de trabalho entre os sistemas nervoso e muscular.
O principal objetivo do treinamento funcional é transferir as melhorias de força obtidos em um movimento para melhorar o desempenho de um outro movimento, afetando o sistema neuromuscular inteiro. Porém, quando você está movendo várias partes do corpo e em direções diferentes, você também está aumentando seu gasto calórico, e isso contribui com o seu processo de emagrecimento! O movimento conjunto de vários músculos eleva o gasto calórico sem que você perceba. Assim, você queima calorias e emagrece mais rápido que imaginava!
Portanto, o treinamento funcional é excelente para perda de peso porque o aumento do recrutamento de fibras musculares e também o aumento da frequência cardíaca resulta em uma otimização na quantidade de calorias queimadas, elevando o seu metabolismo mesmo após o terminado o seu treino.
A maioria dos exercícios deve ser feita de pé e deve ser pluriarticular, mas ao mesmo tempo, deve ser dada atenção ao desenvolvimento dos grupos estabilizadores do quadril, do tronco e do ombro.
Não há limite ou restrições sobre o que você pode usar em um treinamento funcional. Você pode usar o seu peso corporal, kettlebels, halteres, cordas, cabos de suspensão, fitball, barras, medicine balls, bastão, anilhas, elásticos, cones, discos de equilíbrio, step, etc.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
* Professor Romário Messias: especializado em treinamento funcional. Formado em Educação Física e pos graduando em em Fisiologia do Exercício na Unesp/Bauru.
= = = = = = = = = = = = == = = = = = = = = =
SERVIÇO - O estúdio de treinamento do professor Romário Messias está localizado na rua Sperendio Cabrini, 191 - bairro Maria Izabel. Informações pelo telefone (14) 9 9685-8103. Mais informações, clique AQUI.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288