Saúde confirma o 5º óbito, com 47 casos só neste ano
Considerada uma doença infeciosa que afeta principalmente os pulmões, a tuberculose ainda continua fazendo vítimas fatais e novos casos em Marília. A Secretaria Municipal de Saúde de Marília emitiu uma nota oficial confirmando o 5º óbito. Desde o começo do ano a cidade registrou 47 casos confirmados, contra 63 durante 2023 e seis mortes.
O novo óbito confirmado é de um idoso, de 76 anos de idade, com quadro de doença pulmonar obstrutiva crônica, etilista e tabagista. Ele foi internado no dia seis de junho e morreu 11 dias depois. A Secretaria aguardou o resultado dos exames laboratoriais que foram confirmados nesta semana.
Tuberculose e seus sintomas
A infecção pulmonar causada pela tuberculose tem como principais sintomas febre, tosse, expetoração, perda de peso, fadiga, dor no peito entre outros sintomas.
É provocada por uma bactéria (bacilo de Koch) e que pode ser fatal. Para além do sistema respiratório, a tuberculose também pode afetar outros órgãos, como olhos (tuberculose ocular) e intestino.
Trata-se de uma doença contagiosa ou seja, pode transmitir para outras pessoas, através de gotículas libertadas na respiração de doentes com tuberculose ativa. Uma dica importante: tosse por mais de três semanas deve ser investigada.
Tem cura?
O bacilo de Koch afeta, principalmente, os pulmões.
A tuberculose é uma doença cujo prognóstico depende da rapidez com que a pessoa procura um atendimento médico e inicie imediatamente o tratamento. Sem isso, pode matar. Nunca deve se automedicar ou tentar qualquer tipo de remédio natural ou caseiro, seguindo corretamente o plano estabelecido pelo médico.
O tratamento é um processo lento, se comparado com outras infeções bacterianas ou causadas por vírus. O tratamento, com uso de antibiótico, é feito por seis a nove meses, dependendo da idade e de outras eventuais comorbilidades (mais do que uma doença na mesma pessoa) do paciente.
Mais informações importantes:
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288