Ultrassonografia em UTI reúne profissionais

Compartilhe:

Treinamento aconteceu na Santa Casa de Misericórdia de Marília

 

A segurança do paciente, a partir do uso da ultrassonografia em UTI Pediátrica (Unidade de Terapia Intensiva), foi tema de um workshop realizado na Santa Casa de Misericórdia de Marília. O encontro, no último sábado, dia 17, recebeu médicos do próprio hospital e de outras instituições.

 

O treinamento foi ministrado pelo intensivista Uri Adrian Prync Flato, um dos maiores especialistas brasileiros na técnica.

 

O objetivo é preparar os médicos pediátricos e intensivistas para o uso dessa tecnologia na rotina do atendimento intensivo. A médica Cristiane Bende Mustafá, coordenadora da UTI Pediátrica da Santa Casa de Marília, conta que o hospital se antecipa a uma tendência mundial.

 

Com a ultrassonografia, eleva a precisão durante os procedimentos e reduz consideravelmente os riscos, além de melhorar a monitorização do paciente. O uso desse recurso, se restringia inicialmente ao diagnóstico. Posteriormente chegou às unidades intensivas de adultos e agora às pediátricas.

Com a capacitação, o aparelho portátil de ultrassonografia pode ser operado pelo próprio intensivista, sem a necessidade de acionar profissional de radiologia.

 

Facilita, por exemplo, o acesso vascular (venoso ou arterial), sobretudo nos neonatos e crianças, que geralmente possuem estruturas físicas delicadas.

 

A técnica permite avaliação hemodinâmica (mapa do fluxo sanguíneo) e neurológica. É interessante ainda, para monitorização de padrões pulmonares.

 

O curso foi organizado em parceria com a médica pediatra Paula Daniela Lopes Cardoso de Campos. O convidado, Uri Flato, é autor do livro “Guia Prático em Ecografia e Medicina de Urgência e UTI” e especialista pela Amib (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) e pelo Depeco/SBC (Departamento de Ecocardiografia da Sociedade Brasileira de Cardiologia), entre outras instituições.

 

O treinamento é uma etapa para a implantação da ultrassonografia nas UTIs da Santa Casa. Inicialmente o equipamento será compartilhado entre as unidades (geral, pediátrica e recuperação cardiológica), porém a meta é que cada unidade intensiva tenha seu próprio ultrassom.

 

SERVIÇO: A UTI pediátrica da Santa Casa de Marília é referência pelo SUS (Serviço Único de Saúde) para a região de 62 municípios sob responsabilidade da DRS IX (Direção Regional de Saúde).

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.