Ao tomar a vacina, a gestante e o feto ficam protegidos
As mulheres grávidas, entre a 27ª e 36ª semana de gestação, já podem procurar as unidades de saúde de Marília para tomar gratuitamente a vacina DTPa (tríplice acelular contra difteria, tétano e coqueluche).
A nova vacina acelular produzida pelo Instituto Butantan, passou a compor o calendário do Sistema Único de Saúde em novembro, antes apenas a DTP, que protegia contra difteria e tétano, estava disponível na rede pública de saúde.
A inclusão da coqueluche é fundamental, já que a doença apresenta um alto índice de letalidade, principalmente em crianças com até dois meses de vida. A imunização oferecida pela nova vacina acelular é fundamental para proteger, além das gestantes, os bebês que já nascerão com os anticorpos necessários à prevenção da difteria, do tétano e agora também da coqueluche.
No calendário do SUS, a vacina já é oferecida para as crianças de até seis anos. A primeira dose deve ser recebida aos dois meses, a segunda, aos quatro, e a terceira, aos seis.
A coqueluche é causada por uma bactéria transmitida pelo ar, ou seja, por meio de gotículas de secreção eliminadas ao falar, espirrar ou tossir.
A principal medida de prevenção é a vacinação correta: é necessário vacinar as crianças aos dois, quatro e seis meses e dar reforços aos 15 meses e entre quatro e seis anos para que a imunização se complete.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288