A ansiedade pode sair do controle e virar um grande problema.
Aprenda a não se deixar dominar por ela, com algumas mudanças simples e uma atitude mais positiva.
As demandas da vida moderna, um mundo cada vez mais acelerado, relações frágeis e uma rotina massacrante são alguns dos fatores que contribuem para o surgimento de um problema potencialmente grave: a ansiedade.
Essa sensação de pressão no peito, agitação e preocupação constante afeta as pessoas em graus diferenciados, mas ninguém é totalmente imune a ela.
No entanto, a ansiedade nem sempre é prejudicial. Ter ansiedade é natural e nos ajuda a ficar vivos. Ela faz parte das reações do organismo a situações de estresse e perigo iminentes.
ALERTA: Insônia frequente, distúrbios alimentares, dificuldade de concentração, problemas para trabalhar ou ter uma vida social são sinais de que este sentimento está tornando-se prejudicial.
A ansiedade acompanha desconforto físico e está muito ligada com outra emoção: o medo.
Quando os níveis de ansiedade são muito altos e a vida da pessoa passa a ser seriamente prejudicada temos os chamados transtornos de ansiedade.
Nestes casos é importante ter a ajuda de um profissional.
É impossível eliminar totalmente a ansiedade da vida. No entanto, é possível aprender a lidar com ela mudando algumas posturas e tendo uma atitude mais confiante. Confira as dicas a seguir:
Respire: Só fazer isso pode ser de grande ajuda. Respire profundamente algumas vezes, tentando deixar de lado as preocupações, ocupando a mente com bons pensamentos.
Reduza as expectativas: É normal que pessoas ansiosas sejam muito exigentes consigo. Indivíduos ansiosos geralmente tiveram uma história de muita exigência familiar, punições em relações a falhas, pouco acolhimento quanto a erros.
Fale sobre o problema: Conversar com um profissional ou mesmo um amigo ou parente próximo pode ajudar, e muito, a relativizar o problema.
Viva o presente: Não adianta pensar em tudo que pode dar errado no futuro. Infelizmente, ainda não há uma forma segura de prever o que pode acontecer. Então trate de focar no agora.
Saia da rotina: Invista em atividades novas, inusitadas e que lhe tragam desafio. É importante treinar o cérebro para lidar com o inesperado, com tudo aquilo que possa fugir do controle.
Questione-se menos: É importante que você acredite mais em si, na sua intenção e na sua capacidade de vencer desafios.
É importante saber que a vida é cheia de altos e baixos e que nem sempre as coisas sairão exatamente como você deseja.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288